Nutrição Esportiva e a Importância do Planejamento Dietético

Compartilhe!

Sumário

Nutrição Esportiva

O objetivo da Nutrição Esportiva

O planejamento dietético de um praticante de atividade física é fundamental para garantir rendimento adequado e sucesso na modalidade esportiva. Assim, primeiramente devemos ter em mente que as recomendações nutricionais são diferentes para cada modalidade esportiva, bem como as características bioquímicas e fisiológicas de cada indivíduo.

O objetivo na Nutrição Esportiva é auxiliar no equilíbrio das necessidades energéticas do indivíduo, oferecer os nutrientes básicos e importantes a cada modalidade esportiva, bem como atuar com recursos ergogênicos e suplementos, de forma a possibilitar uma recuperação mais rápida e adequada.

Como podemos calcular as necessidades nutricionais do praticamente de atividades físicas?

Uma das formas de calcular as necessidades nutricionais é com base nos equivalentes metabólicos (MET).

MET é a abreviação de metabolic equivalente task, ou Equivalente Metabólico da Tarefa, relacionado ao consumo de oxigênio (3,5 ml/kg/min) aplicado a cada atividade.

Baseado nisso, é atribuído um MET para cada tipo de exercício físico, e ele varia de acordo com a intensidade da prática. Assim, a corrida a 15km/h possui um MET superior à corrida a 8km/h.

No cálculo por METs, leva-se em consideração o peso do indivíduo, o tempo de atividade e o MET da atividade (gasto energético = MET x Peso x tempo de prática da atividade em horas), por exemplo, um atleta do sexo masculino com peso de 75 kg que se propõe a andar de bicicleta pelo período de 1 hora.

O MET para andar de bicicleta de forma intensa é 10,0. Através da fórmula: 10,0 x 75 x 1 = 750 calorias queimadas nesta atividade.

E como seria o cálculo de dietas em Nutrição Esportiva?

Primeiro o cliente deve preencher um diário de atividade diária (que inclui horas de sono, de prática esportiva e de horas rotineiras). Deve-se sempre calcular a Taxa Metabólica de Repouso inicialmente, dividindo a mesma por 24 horas. Lembrando que para cálculo da Taxa Metabólica de Repouso leva-se em consideração o peso, a altura, a idade e o sexo do cliente.

Após isso, calcula-se o gasto nos dias que realiza atividade física, bem como nos dias que não realiza. Pode-se realizar a restrição ou acréscimo energético conforme o objetivo, utilizando recursos ergogênicos nutricionais, caso haja necessidade.

Por último, deve-se distribuir adequadamente o VCT entre os macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura), de acordo com o(s) objetivo(s) e a(s) modalidade(s) esportiva(s) praticada(s).

Quais os cuidados a serem tomados durante o cálculo e/ou planejamento alimentar de praticantes de atividade física?

  • Para estimativa do gasto energético basal e com a atividade física, escolha os métodos ou equações que mais se adaptem à sua clientela e aos equipamentos disponíveis no seu ambiente de trabalho, tentando escolher os que possam induzir à mínima margem de erro.
  • Esteja atento(a) ao tempo real de prática da atividade física para não superestimar o gasto energético com por meio das equações de predição. Ex.: Praticantes de musculação costumam relatar um tempo referente à sua permanência nas academias que não traduzem o período real o qual eles permanecem exercitando-se. Além disso, uma vez que os intervalos entre os exercícios costumam variar entre os programas, tente conversar com o cliente para saber mais sobre as características individuais do seu treinamento.
  • Não seja radical nas sugestões de mudanças de hábitos alimentares, para maiores chances de o planejamento alimentar dar certo. Mesmo que haja necessidade de grandes mudanças, tente ir se aproximando do ideal gradativamente.
  • Analise o consumo energético habitual, desde que sinta confiança no mesmo, para melhor controlar as características individuais, ou seja, as fórmulas para estimativa do Gasto Energético podem não ser aplicáveis em todos os casos.
  • Distribua adequadamente os alimentos prescritos, observando o(s) horário(s) que o indivíduo realiza a atividade física, deixando-o ciente do que deverá consumir antes, durante e após a atividade física.

Faça a sua matrícula na Pós-graduação Online em Nutrição Esportiva! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

Veja também

Banner Post - Nutmed - Seja um especialista em gestão de nutrição escolar com a NutMed
Novidades

Seja um especialista em gestão em nutrição escolar com a NutMed

A boa notícia do dia: criar cardápios saudáveis ficou mais fácil com a nossa Especialização em Gestão em Nutrição Escolar! A alimentação na infância e adolescência é essencial para um bom desenvolvimento físico e psicológico, por isso os nutricionistas que atuam em creches e colégios precisam ter um conhecimento profundo e atualizado. Ao longo deste

Leia mais »
Banner Post - Nutmed - Especialização nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico
Novidades

Especialização em nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico

Uma ciência que pode aumentar o desempenho físico e ainda melhorar a saúde dos pacientes: aprofunde seus conhecimentos sobre a nutrição esportiva! Hoje você entenderá como a alimentação e a suplementação podem maximizar a performance na atividade física, de que maneira a saúde é influenciada e qual a melhor pós-graduação em nutrição esportiva do momento.

Leia mais »
Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência
Novidades

Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência

Ter a chance de crescer financeiramente ou sentir satisfação na área de atuação? Quem faz a especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência (online ou presencial) pode conseguir as duas coisas! Esse campo, além de ser recheado de oportunidades de trabalho, dá ao nutricionista um prazer maravilhoso: ver seus pacientes evoluindo, na maioria das

Leia mais »
Reforço Acadêmico para Nutricionistas
Novidades

Reforço Acadêmico para Nutricionistas: Supere sua insegurança profissional

Atire a primeira pedra o nutricionista que nunca se sentiu inseguro na hora de exercer a profissão. Isso é muito comum, mas graças ao reforço acadêmico para nutricionistas, pode ser resolvido tranquilamente. Durante o artigo você descobrirá boas formas de se tornar um profissional confiante e qualificado, para assim melhorar a vida dos seus pacientes

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.