Nutrição Ortomolecular, o que é?

Compartilhe!

Sumário

Nutrição Ortomolecular

Nutrição Ortomolecular, o que é?

Linus Pauling. Esse é o nome do doutor em Química que dedicou anos de sua carreira em pesquisas sobre o comportamento do organismo humano e os alimentos. Tanta dedicação rendeu ao seu currículo (e para nós, nutricionistas!) a introdução à Nutrição Ortomolecular.

Os primeiros estudos datam de 1949, quando Pauling e seus colaboradores publicaram um artigo que anunciou a descoberta da causa da anemia falciforme, a primeira doença a ser descrita como uma doença molecular.

Porém, só após 19 anos das pesquisas iniciais e, claro, anos de estudos, Pauling conseguiu publicar o artigo Psiquiatria Ortomolecular na famosa revista Science. Este artigo comprovou que o equilíbrio do organismo humano tem relação direta com os alimentos que consumimos.

Nutrição Ortomolecular

Após a publicação, inicia-se a aplicação

A Nutrição Ortomolecular descreve a prática de prevenção e tratamento de doenças e proporciona quantidades necessárias de nutrientes ao corpo. Esses nutrientes estão presentes nos alimentos ou isolados, objetivando equilíbrio corpóreo.

Já o termo ortomolecular está associado à necessidade de promoção de equilíbrio molecular, com ênfase no controle da formação excessiva de radicais livres. Essas substâncias em excesso podem provocar sérios danos à saúde humana.

Nutrição Ortomolecular

Partindo-se do princípio que a maioria das patologias viria acompanhada por alterações da composição bioquímica do organismo, uma correção, principalmente nutricional, provocaria o restabelecimento da homeostase interna. Além disso, as evidências científicas apontam os radicais livres como parte fundamental da gênese de diversos processos patológicos.

Deste modo, faz-se necessário o conhecimento da fisiopatologia relacionada a esses desequilíbrios metabólicos capazes de gerar alterações bioquímicas e, por fim, lesões nos diversos sistemas do organismo.

Um grande exemplo é o uso de suplementos ortomoleculares no apoio ao tratamento de transtornos psiquiátricos (esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), o que pode fornecer uma adição viável para terapia de droga convencional.

Faça a sua matrícula na Pós-graduação em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Nutrição Funcional e Fitoterapia – EAD! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

Referência

Janson M. Orthomolecular medicine: the therapeutic use of dietary supplements for anti-aging. Clin Interv Aging. 2006;1(3):261-5.

Deixe um comentário

Veja também

Banner Post - Nutmed - Seja um especialista em gestão de nutrição escolar com a NutMed
Novidades

Seja um especialista em gestão em nutrição escolar com a NutMed

A boa notícia do dia: criar cardápios saudáveis ficou mais fácil com a nossa Especialização em Gestão em Nutrição Escolar! A alimentação na infância e adolescência é essencial para um bom desenvolvimento físico e psicológico, por isso os nutricionistas que atuam em creches e colégios precisam ter um conhecimento profundo e atualizado. Ao longo deste

Leia mais »
Banner Post - Nutmed - Especialização nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico
Novidades

Especialização em nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico

Uma ciência que pode aumentar o desempenho físico e ainda melhorar a saúde dos pacientes: aprofunde seus conhecimentos sobre a nutrição esportiva! Hoje você entenderá como a alimentação e a suplementação podem maximizar a performance na atividade física, de que maneira a saúde é influenciada e qual a melhor pós-graduação em nutrição esportiva do momento.

Leia mais »
Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência
Novidades

Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência

Ter a chance de crescer financeiramente ou sentir satisfação na área de atuação? Quem faz a especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência (online ou presencial) pode conseguir as duas coisas! Esse campo, além de ser recheado de oportunidades de trabalho, dá ao nutricionista um prazer maravilhoso: ver seus pacientes evoluindo, na maioria das

Leia mais »
Reforço Acadêmico para Nutricionistas
Novidades

Reforço Acadêmico para Nutricionistas: Supere sua insegurança profissional

Atire a primeira pedra o nutricionista que nunca se sentiu inseguro na hora de exercer a profissão. Isso é muito comum, mas graças ao reforço acadêmico para nutricionistas, pode ser resolvido tranquilamente. Durante o artigo você descobrirá boas formas de se tornar um profissional confiante e qualificado, para assim melhorar a vida dos seus pacientes

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.