O nutricionista e a Gestão Financeira da UAN

Compartilhe!

Sumário

O nutricionista e a Gestão Financeira da UAN

O gestor ou gerente é o profissional que tem a responsabilidade de maximizar a satisfação das partes envolvidas nos negócios, otimizando a utilização de recursos na produção de serviços e/ou produtos que negocia. Em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), o Nutricionista muitas vezes pode assumir essa posição de gerente e, consequentemente, responsabilidade.

A administração de Unidade de Alimentação e Nutrição é tão complexa como de qualquer outra empresa no mercado, pois necessita da mesma atenção ou quem sabe atenção redobrada para acompanhar incansavelmente todo o seu cotidiano.

Para gerenciar uma UAN não basta apenas o conhecimento técnico, porque o Nutricionista precisará liderar pessoas, entender de planejamento e monitoramento financeiro, fiscalizar ou executar contratos, além de conhecimentos necessários acerca das legislações, bem como outras habilidades para desenvolver esse trabalho com sucesso. De acordo com a Resolução CFN 380/2005, das atividades complementares do nutricionista na UAN é justamente participar do planejamento e gestão dos recursos econômico-financeiros da mesma.

Um dos principais desafios da gestão é o controle financeiro. É essencial se ter conhecimento preciso do que ocorre com os investimentos e gastos, bem como ter controle da empresa que se gerencia. O aumento nos custos necessários para a boa gestão de uma Unidade de Alimentação e Nutrição exige dos nutricionistas cada vez mais uma verdadeira ginástica, logo, este profissional deve fazer uma análise minuciosa de todos os seus gastos e buscar maneiras de otimizar a sua produção.

Em qualquer atividade administrativa realizada é necessário exercer funções de planejamento, organização, direção e controle, assim como em UAN, a correta formulação do preço de venda deve ser elaborado com base em alguns itens como, volume de atendimento, região atendida, serviços oferecidos, cardápio utilizado, investimentos realizados, custos assumidos (diretos e indiretos, fixos e variáveis), despesas administrativas, comerciais e gerais, etc. Dessa forma, esses dados deverão ser levantados de forma correta para que o preço de venda seja justo e a lucratividade almejada seja alcançada. Os custos e despesas poderão ser fixos ou variáveis, diretos e indiretos. Custos relacionam-se a gastos com produção e despesas com gastos nas áreas de apoio como administração, finanças e comercial.

Confira a seguir algumas dicas para que você aloque as verbas de forma eficiente.

Após analisar alguns desses aspectos, é possível equilibrar as contas sem comprometer a segurança, o serviço e, principalmente, a qualidade do produto final.

  1. 1. Produtos de limpeza: opte sempre por produtos de uso profissional e de marcas reconhecidas, obedecendo sempre às instruções disponíveis nos rótulos. Lembre-se sempre: diluição correta do produto, rendimento, qualidade e economicidade;
  2. Equipamentos: de refrigeradores e fogões a utensílios como pratos e talheres, o investimento em qualidade é a melhor forma de economia. Fique atento ao bom funcionamento de tudo. Eletrodomésticos sem manutenção correta, por exemplo, gastam mais energia;
  3. Equipe: ter mão de obra qualificada exige um investimento maior em treinamentos e salários, mas funcionários capacitados são muito mais produtivos, e isso implica serviços rápidos, qualidade e segurança alimentar, além de atendimento eficiente;
  4. Ingredientes: substituir ingredientes por outros de preços mais baixos e qualidade inferior é sinônimo de mau negócio. A dica é fazer as contas considerando não somente o preço bruto do item, mas também o cálculo de todos os outros benefícios que ele oferece. Às vezes um produto mais caro possui maior rendimento!

Por isso, elencamos conhecimentos básicos que o nutricionista deve possuir para realizar a gestão financeira com excelência, que inclui:

  • Como apurar os custos dos produtos/serviços ou mercadorias produzidos ou vendidos:
  • Como calcular o preço de venda bruta e líquida;
  • Como calcular lucro e margem de lucro.

A capacitação em gestão financeira contribui para um exercício profissional e abrangente do nutricionista.

Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Negócios de Alimentação EAD

Não perca a oportunidade de alavancar a sua carreira e aprender com os melhores! Venha ser aluno Nutmed/Ensine!

Venha estudar com os melhores!

Deixe um comentário

Veja também

Banner Post - Nutmed - Seja um especialista em gestão de nutrição escolar com a NutMed
Novidades

Seja um especialista em gestão em nutrição escolar com a NutMed

A boa notícia do dia: criar cardápios saudáveis ficou mais fácil com a nossa Especialização em Gestão em Nutrição Escolar! A alimentação na infância e adolescência é essencial para um bom desenvolvimento físico e psicológico, por isso os nutricionistas que atuam em creches e colégios precisam ter um conhecimento profundo e atualizado. Ao longo deste

Leia mais »
Banner Post - Nutmed - Especialização nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico
Novidades

Especialização em nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico

Uma ciência que pode aumentar o desempenho físico e ainda melhorar a saúde dos pacientes: aprofunde seus conhecimentos sobre a nutrição esportiva! Hoje você entenderá como a alimentação e a suplementação podem maximizar a performance na atividade física, de que maneira a saúde é influenciada e qual a melhor pós-graduação em nutrição esportiva do momento.

Leia mais »
Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência
Novidades

Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência

Ter a chance de crescer financeiramente ou sentir satisfação na área de atuação? Quem faz a especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência (online ou presencial) pode conseguir as duas coisas! Esse campo, além de ser recheado de oportunidades de trabalho, dá ao nutricionista um prazer maravilhoso: ver seus pacientes evoluindo, na maioria das

Leia mais »
Reforço Acadêmico para Nutricionistas
Novidades

Reforço Acadêmico para Nutricionistas: Supere sua insegurança profissional

Atire a primeira pedra o nutricionista que nunca se sentiu inseguro na hora de exercer a profissão. Isso é muito comum, mas graças ao reforço acadêmico para nutricionistas, pode ser resolvido tranquilamente. Durante o artigo você descobrirá boas formas de se tornar um profissional confiante e qualificado, para assim melhorar a vida dos seus pacientes

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.