O que é a Nutrigenômica?
Em meados do ano 2000, foram levantados novos insights sobre a influência dos nutrientes na dieta das pessoas, que incluíam questões como:
– Em nível celular, como a expressão gênica em resposta ao processo metabólico poderia influenciar a saúde de um indivíduo?
– A expressão do gene e a resposta metabólica são resultados da interação entre genótipo x ambiente/nutriente?
– A compreensão de como ocorre esse processo de interação entre o gene e nutrientes pode levar à prescrição de dietas específicas para cada indivíduo?
Com o objetivo de responder a essas perguntas, o conceito de Nutrigenômica foi introduzido na área de Nutrição.
Conceito de Nutrigenômica
Mas você sabe o que é a Nutrigenômica? Ela é a área da Nutrição que utiliza ferramentas moleculares para pesquisar, acessar e entender as diversas respostas obtidas por meio de uma determinada dieta aplicada entre indivíduos ou grupos populacionais. O objetivo da Nutrigenômica é entender como os componentes de uma dieta específica (compostos bioativos) podem afetar a expressão de genes (aumentando ou suprimindo o seu potencial).
Um exemplo dessa interação gene-nutriente é a capacidade de ligação a fatores de transcrição. Essa ligação aumenta ou interfere na capacidade de fatores de transcrição e na interação com os elementos que conduzem à cadeia da RNA polimerase.
Estudos da Nutrigenômica
Os estudos sobre esta área estão centrados sobre os efeitos dos nutrientes no genoma, proteoma e metaboloma do indivíduo. Nós explicamos: após o Projeto Genoma Humano, as ações e discussões sobre a influência e modulação genética no binômio saúde e doença iniciaram uma nova era nas Ciências Biomédicas, a “era pós-genoma”.
Na “era pós-genoma”, a evolução da bioinformática auxiliou a biotecnologia a isolar e caracterizar um número maior de biomoléculas do mesmo grupo, como o DNA, o RNA, as proteínas, ou os metabolitos. Deste modo, após a “era genômica”, outras ciências “oma” apareceram de forma revolucionária: a proteômica, metabolomica e transcriptômica.
Diante disso, podemos afirmar que a primeira definição de Nutrigenômica referiu-se apenas aos estudos sobre os efeitos dos nutrientes bioativos / alimentos na expressão de genes de um indivíduo. Recentemente, esta definição foi expandida, envolvendo também estudos sobre fatores nutricionais que atuam na proteção do genoma frente a mutações e alterações epigenéticas. Deste modo, essa nova ciência busca entender a influência de componentes da dieta sobre o genoma, a transcriptoma, a proteoma e a metaboloma.
Faça a sua matrícula na Pós-graduação em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Nutrição Funcional e Fitoterapia – EAD! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!