Se você é nutricionista, pensa em fazer uma pós em nutrição para dar aquele upgrade na sua carreira, mas quer entender melhor sobre o assunto antes de optar por um curso, chegou no conteúdo certo! Poucos sabem, mas o CFN (Conselho Federal de Nutrição) reconhece ao todo 34 diferentes especialidades.
Ainda segundo os dados do CFN, 80% das doenças poderiam ser evitadas com nutrição adequada e exercício físico. Imagine agora o impacto deste profissional na redução de gastos do governo com saúde e no aumento da expectativa de vida da população.
Nutricionistas são, portanto, os profissionais responsáveis pelo bem-estar e saúde das pessoas, especialistas que entendem muito sobre o corpo humano e implementam estratégias de nutrição que suprem as necessidades físicas e atendem a manutenção da saúde.
O nutricionista que opta por uma pós-graduação, além de ficar mais capacitado em alguma das áreas da nutrição, adquire também um nível de conhecimento superior, tornando-se mais forte em um mercado ultra competitivo.
Especializado, ele pode chamar a atenção na sua região e rapidamente se tornar o favorito dos pacientes.
É claro, o sucesso na nutrição depende também de outros fatores além do conhecimento técnico, ainda mais se você estiver iniciando — ter uma boa visibilidade social para receber indicações de pacientes ou investir em captação de clientes através da internet pode ser vital.
Mas uma coisa é certa, sem uma excelente base de conhecimento, você não vai se destacar.
Falando em dados, nutricionistas com pós-graduação observam aumento, em média, de 53% nos seus ganhos mensais.
Então você estar lendo este conteúdo já é um presságio de sucesso na sua carreira! Leia com atenção antes de escolher o seu curso, as próximas dicas serão incríveis.
Quais são as melhores formações em Nutrição que existem?
Os principais cursos presenciais são:
MBA em Gestão de Negócios de Alimentação e Nutrição
Você quer ter uma sala para atender seus pacientes ou quer abrir uma empresa e seu consultório de sucesso?
Este curso é recomendado para quem quer transportar o seu diploma de nutrição para o mundo dos negócios, decidindo se dedicar à inovação e transformações tecnológicas da área.
Este MBA também é recomendado para quem pretende atuar em multinacionais e grandes indústrias, pensando em trabalhar novas soluções e desenvolvimento na área de alimentos e saúde humana. O conteúdo envolve ainda aspectos legais que aprimoram a prestação de serviços nessa área.
Este curso pode trazer o diferencial esperado dentro do seu currículo, aumentar sua competitividade no mercado de trabalho ou demonstrar um diferencial para os seus pacientes, elevando sua credibilidade, autonomia e retenção de pacientes, um grande desafio da área.
Clique aqui para saber mais sobre o curso MBA em Gestão de Negócios de Alimentação e Nutrição.
Pós em Nutrição Clínica e Metabolismo
Baseado na mais recente literatura mundial e terapia nutricional clínica, esta especialidade é recomendada para quem busca agilidade no seu atendimento clínico-nutricional. Ajuda o profissional a ter experiências práticas, incluindo seminários e palestras sobre casos clínicos.
O curso é recomendado para o nutricionista que quer se especializar em enfermidades e abordar a saúde com ênfase na prevenção, diagnóstico e intervenção. Ótimo para atuar na prática ambulatorial, hospitalar ou home care.
Hoje, são mais de 187 mil nutricionistas no país, e quem busca se tornar um grande diferencial para prestar assistência, e atuar com dietoterapias em pessoas enfermas ou saudáveis, pode confiar neste curso.
Aqui, aprenderá a restaurar a saúde, manutenção de um bom estado nutricional do corpo e observar a melhoria de pacientes. Clique aqui para conhecer o curso de Pós em Nutrição Clínica e Metabolismo.
Pós em Nutrição em Oncologia
Este é para poucos. É preciso ter coragem e estômago para lidar com pacientes que combatem o câncer, inclusive trabalhar com casos terminais.
A pós de nutrição em Oncologia é um campo muito interessante para atuação do nutricionista. Segundo o INCA, serão 704 mil novos casos de câncer a cada ano no Brasil durante o triênio 2023-2025.
Sendo que 70% dos casos estão previstos para as regiões Sul e Sudeste.
Desta forma, podemos ver como a demanda por profissionais com este conhecimento será enorme nos próximos anos.
Além disso, há muita honra no atendimento a pacientes oncológicos, e o trabalho do nutricionista oferece grande impacto na qualidade de vida destes pacientes, o que faz com que eles sejam sempre lembrados com carinho por pacientes e familiares.
O conteúdo desta pós habilita o nutricionista para atendimentos clínicos do ponto de vista biológico, epidemiológico, diagnóstico, estadiamento e reabilitação. Além de suprir tratamentos de suporte.
Esta especialização torna o nutricionista parte de uma equipe multidisciplinar, que pode atuar em hospitais ou clínicas, unindo combate de efeitos colaterais ao apoio humanitário.
Muitos avanços científicos permitiram a formação deste curso, reconhecendo alimentos protetores para o corpo.
Pós em Nutrição Esportiva
Até meados dos anos 90, era comum profissionais de alto rendimento e suas equipes não se preocuparem com suas dietas (sim, é verdade).
Veja esta passagem de um documentário sobre as revoluções que o profissional Arsène Wenger realizou em sua trajetória como treinador do Arsenal, um dos principais clubes de futebol do mundo:
“Naqueles dias (final da década de 80), todos tinham hábitos de bebida. Ele mudou todos os métodos de dieta, mudou os métodos de treinamento, assegurou que os garotos cuidassem melhor do próprio corpo”.
Com a crescente profissionalização e o emprego de tecnologias diversas no esporte, diversos estudos provaram a importância e o impacto da dieta no rendimento dos atletas, seguindo uma adoção em massa de práticas dietéticas específicas para as diferentes modalidades esportivas.
Com amplo desenvolvimento, essa formação em nutrição cuida do rendimento desportivo de atletas, atuando em mudanças de sua composição corporal e aumento do rendimento profissional.
Considerada uma tendência no país, o conteúdo torna o nutricionista um mestre na melhoria da qualidade de vida e performance de esportistas profissionais ou amadores, unindo teoria à prática.
O profissional poderá acompanhar escolas, treinadores e equipes especializadas, elaborando dietas e traçando planos que permitam a melhora do desempenho físico e, portanto, impactando os resultados dos competidores.
Você poderá atuar inclusive em academias, clubes esportivos, spas, clínicas de estética e consultórios. Clique aqui para saber mais sobre a Pós em Nutrição Esportiva.
Pós em Nutrição Funcional, Ortomolecular e Fitoterapia
Grande aliado de farmácias de manipulação, médicos homeopatas e terapias personalizadas, esta especialidade ajuda o nutricionista a fazer a manutenção da saúde para reduzir o risco de doenças crônicas.
Com uma nova resolução de mercado, o nutricionista com esta pós se torna capacitado para prescrever todas as formas farmacêuticas de fitoterápicos. O foco se torna o bem-estar, melhora do rendimento profissional, favorecimento da prática esportiva e contribuição com tratamentos de saúde dos indivíduos.
Por isso, o curso aborda administração de suplementos, medicamentos, adequação de veículos e prescrição personalizada com prática funcional. Acesse para saber mais sobre a Pós em Nutrição Funcional, Ortomolecular e Fitoterapia.
Pós em Nutrição na Obstetrícia, Pediatria e Adolescência
Entre todas as formações em nutrição, esta cuida do seu paciente desde a concepção até sua adolescência, uma ótima forma de fidelizar todos os clientes e seus familiares. O profissional tem ainda a honra de observar um indivíduo crescer.
A especialidade chama cada vez mais atenção no mercado e é ideal para contribuir com a vida de gestantes, puérperas, crianças e adolescentes, com prevenção de doenças e auxílio em casos de patologias. Estes profissionais podem trabalhar em ambulatórios, clínicas pediátricas, consultórios particulares, home care e hospitais.
Clique aqui para saber mais sobre a Pós em Nutrição na Obstetrícia, Pediatria e Adolescência.
Pós em Nutrição Vegetariana e Vegana
Esse curso visa capacitar o nutricionista para o atendimento clínico ético e respeitoso ao paciente vegetariano e vegano, utilizando de todo seu embasamento científico para que sua qualidade de vida seja íntegra, sem que lhe falte nutrientes, forças e capacidade para viver tranquilamente.
Em 2021, 46% dos brasileiros deixaram de comer carne ou reduziram o seu consumo, um crescimento de 75% desse público em comparação a 2012. Uma pesquisa do IBOPE Inteligência, inclusive, mostra que o próprio mercado de bens de consumo tem aumentado a disponibilidade de produtos que se encaixam nesse tipo de dieta: tudo para atender este perfil de cliente em ascensão, preocupado com questões éticas, bem-estar e meio ambiente.
Esta pós-graduação em Nutrição Vegetariana e Vegana, formou sua grade curricular de forma pioneira e inovadora.
Especialidade exclusiva em EAD
Uma alternativa de curso que não tem disponibilidade no regime presencial, é:
Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos EAD
A área de alimentos e toda sua cadeia produtiva têm exigido cada vez mais profissionais competitivos para introduzir novidades e aprimorar o setor de alimentos.
As vagas são disponibilizadas nos setores de qualidade, tecnologia, saúde e gestão de equipe, sempre focadas em resolver problemas que possam atrapalhar toda a cadeia de produção da empresa, considerando barreiras técnicas, sanitárias e criação de produtos.
Esse profissional precisa unir a demanda do público-alvo de cada empresa, com a qualidade de segurança de seus alimentos entregues. Hotéis, UAN hospitalares, creches e escolas, além de restaurantes e indústrias alimentícias buscam por este tipo de especialista.
Ter ou não pós em nutrição faz diferença?
Faz diferença, e muita. Enquanto a graduação traz um amplo conhecimento aos nutricionistas, a pós-graduação deixa evidente ao mercado que seus conhecimentos não são superficiais, mas sim direcionados para que você se torne o melhor no que faz em uma área específica.
Como pode ver acima, há muitos cursos que oferecem uma modalidade presencial com também opção em EAD, de forma que todos os nutricionistas do país possam se tornar especialistas, sem comprometer a qualidade de ensino sob regulamentação do MEC.
A vantagem de estudar online significa que nutricionistas que passam por plantões ou trabalham em horários variáveis, podem estudar onde e quando quiserem, com cursos disponíveis 24 horas por dia junto de aulas gravadas e material didático disponível para download.
Você sabia?
Outra vantagem está no TCC não obrigatório: segundo a Resolução do MEC (CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018), o trabalho de conclusão de curso em Pós-graduação Lato Sensu não é mais uma exigência.
Mas se prepare: em média, cada pós-graduação tem 490 horas de conteúdo, divididas em 12 disciplinas e os cursos podem chegar a ter 18 meses de duração. Se você não se considera uma pessoa autodidata, é melhor se matricular em um curso presencial, combinado?
Onde posso fazer minha Pós em Nutrição?
Todos os cursos de pós em nutrição mencionados aqui fazem parte da NutMed, que também conta com cursos preparatórios e de atualização para nutricionistas. Com opções que variam entre ensino online e presencial, a instituição também trabalha com apostilas complementares e conteúdos avulsos. Há quase 20 anos, ajudamos profissionais a crescerem.
Na NutMed, você vai aprender com um corpo docente altamente especializado, capaz de estudar onde e quando quiser através da plataforma de estudos da instituição. Aulas, artigos e canal de dúvidas direto com o professor ficam à disposição.
Falando com nossa equipe, você conhece todas as opções disponíveis pela campeã de aprovação em cursos preparatórios e pós em nutrição. Clique no banner abaixo e saiba mais!