Plantas tóxicas: é preciso conhecer para evitar

Compartilhe!

Sumário

plantas tóxicas

Você sabia que, segundo dados do Ministério da Saúde, todo ano ocorrem cerca de 2.000 casos de intoxicações por plantas tóxicas no Brasil e que, desses, aproximadamente 70% são com crianças? Diante dessa lamentável estatística, é fundamental que todo profissional de saúde, inclusive os nutricionistas que atuam com fitoterapia, conheça as principais plantas tóxicas. Afinal de contas, nós temos o compromisso profissional de orientar os cidadãos sobre os riscos e cuidados que se deve ter com relação a plantas cultivadas dentro das residências.

Isso porque, ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as crianças de até cinco anos costumam se intoxicar dentro de casa, especialmente ao entrarem em contato com plantas tóxicas como o comigo-ninguém-pode, o antúrio e o tinhorão.

Crianças com idade entre seis e 12 anos geralmente sofrem de intoxicação por conta do contato com plantas como a coroa-de-cristo, o pinhão branco, o pinhão roxo, a mamona e o chapéu de napoleão.

Já os adultos costumam se intoxicar com o uso inadequado de plantas medicinais e pelo uso de plantas alucinógenas e abortivas. Entre as plantas tóxicas que mais causam intoxicação nos adultos estão a buchinha e a saia-branca.

Mas você saberia dizer por que isso acontece? No caso da ingestão das plantas tóxicas, existe uma grande quantidade de cristais de oxalato de cálcio nas células das folhas e dos caules e em forma de agulhas, que perfuram a boca, especialmente nas crianças.

plantas tóxicas

Conheça medidas preventivas contra a intoxicação por plantas venenosas

1 – Mantenha as plantas tóxicas fora do alcance das crianças;

2 – Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e suas características;

3 – Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e a não utilizá-las em brincadeiras como, por exemplo, fazer comidinhas;

4 – Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica;

5 – Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 – Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex, provocando irritação na pele e, principalmente, nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas, use luvas e lave bem as mãos após utilizá-las;

7 – Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação;

8 – Em caso de dúvida, ligue para o centro de intoxicação da sua região.

No próximo post falaremos sobre as principais plantas tóxicas nacionais.

Faça a sua matrícula na Pós-graduação em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Nutrição Funcional e Fitoterapia – EAD! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

Deixe um comentário

Veja também

Banner Post - Nutmed - Seja um especialista em gestão de nutrição escolar com a NutMed
Novidades

Seja um especialista em gestão em nutrição escolar com a NutMed

A boa notícia do dia: criar cardápios saudáveis ficou mais fácil com a nossa Especialização em Gestão em Nutrição Escolar! A alimentação na infância e adolescência é essencial para um bom desenvolvimento físico e psicológico, por isso os nutricionistas que atuam em creches e colégios precisam ter um conhecimento profundo e atualizado. Ao longo deste

Leia mais »
Banner Post - Nutmed - Especialização nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico
Novidades

Especialização em nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico

Uma ciência que pode aumentar o desempenho físico e ainda melhorar a saúde dos pacientes: aprofunde seus conhecimentos sobre a nutrição esportiva! Hoje você entenderá como a alimentação e a suplementação podem maximizar a performance na atividade física, de que maneira a saúde é influenciada e qual a melhor pós-graduação em nutrição esportiva do momento.

Leia mais »
Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência
Novidades

Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência

Ter a chance de crescer financeiramente ou sentir satisfação na área de atuação? Quem faz a especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência (online ou presencial) pode conseguir as duas coisas! Esse campo, além de ser recheado de oportunidades de trabalho, dá ao nutricionista um prazer maravilhoso: ver seus pacientes evoluindo, na maioria das

Leia mais »
Reforço Acadêmico para Nutricionistas
Novidades

Reforço Acadêmico para Nutricionistas: Supere sua insegurança profissional

Atire a primeira pedra o nutricionista que nunca se sentiu inseguro na hora de exercer a profissão. Isso é muito comum, mas graças ao reforço acadêmico para nutricionistas, pode ser resolvido tranquilamente. Durante o artigo você descobrirá boas formas de se tornar um profissional confiante e qualificado, para assim melhorar a vida dos seus pacientes

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.