Tratamento ortomolecular: por que é tão importante?

Compartilhe!

Sumário

Tratamento ortomolecular

Já explicamos a definição de Nutrição Ortomolecular, princípio da chamada Medicina Alternativa ou Funcional, que diz que as doenças são resultados de desequilíbrios bioquímicos. Sabendo disso, podemos entender porque o tratamento ortomolecular é tão importante: ele busca restaurar os níveis de vitaminas e minerais considerados ideais no organismo.

Diferencial do tratamento ortomolecular

Mas, você sabia que o diferencial deste tipo de tratamento está na avaliação dos sintomas clínicos e subclínicos apresentados pelo paciente, com suas peculiaridades individuais e condições ambientais? Após essa avaliação, caso seja necessário, o especialista irá acrescentar ao tratamento específico para cada doença os 45 nutrientes básicos ao metabolismo.

O tratamento ortomolecular é importante porque procura detectar e corrigir os desequilíbrios das funções celulares antes que as doenças decorrentes destes desequilíbrios se desenvolvam no corpo do paciente.

Etapas do atendimento em Nutrição Clínica Ortomolecular

O tratamento ortomolecular feito pelo nutricionista se inicia pela anamnese, histórico de vida e da doença do paciente, que deve ser o mais abrangente possível. E isso é feito quando o profissional valoriza todas as queixas do paciente, mesmo aquelas que possam parecer pouco relevantes, pois elas podem corresponder a sintomas subclínicos que indiquem alterações iniciais de doenças que estejam se instalando no corpo. Dessa forma, o nutricionista é capaz de fazer hipóteses diagnósticas mais precoces, que favoreçam a prevenção.

Em seguida, são pedidos todos os exames complementares necessários, não só relacionados à doença que o paciente já apresenta, mas também aqueles referentes às demais áreas que possam estar relacionadas, dando destaque aos marcadores de oxidação celular (marcadores do estresse oxidativo) e dos antioxidantes.

Depois de realizada a anamnese e pedidos os exames, é o momento de prescrever o tratamento ortomolecular ao paciente. Para isso, o especialista utiliza os elementos específicos a cada doença e acrescenta o suporte nutricional celular. Esse suporte é feito por meio de uma alimentação adequada e/ou suplementos, como vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e demais substâncias com ação antioxidante, que possam levar a um maior rendimento metabólico.

O rendimento metabólico é importante porque otimiza as medicações específicas e possibilita um melhor desempenho celular em doenças já instaladas ou em curso. Oferecendo às células os elementos necessários ao seu metabolismo, elas apresentarão condições de produzir energia, fabricar substâncias estruturais, controlar a produção de radicais livres e agir nos mecanismos de reparação celular e de vigilância imunológica.

Diante de tudo isso, o tratamento ortomolecular revela a importância, não só de avaliar e tratar a doença já instalada, mas, principalmente, reduzir o dano celular já presente e buscar restaurar o equilíbrio metabólico.

Faça a sua matrícula na Pós-graduação em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Nutrição Funcional e Fitoterapia – EAD! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

Deixe um comentário

Veja também

Banner Post - Nutmed - Seja um especialista em gestão de nutrição escolar com a NutMed
Novidades

Seja um especialista em gestão em nutrição escolar com a NutMed

A boa notícia do dia: criar cardápios saudáveis ficou mais fácil com a nossa Especialização em Gestão em Nutrição Escolar! A alimentação na infância e adolescência é essencial para um bom desenvolvimento físico e psicológico, por isso os nutricionistas que atuam em creches e colégios precisam ter um conhecimento profundo e atualizado. Ao longo deste

Leia mais »
Banner Post - Nutmed - Especialização nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico
Novidades

Especialização em nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico

Uma ciência que pode aumentar o desempenho físico e ainda melhorar a saúde dos pacientes: aprofunde seus conhecimentos sobre a nutrição esportiva! Hoje você entenderá como a alimentação e a suplementação podem maximizar a performance na atividade física, de que maneira a saúde é influenciada e qual a melhor pós-graduação em nutrição esportiva do momento.

Leia mais »
Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência
Novidades

Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência

Ter a chance de crescer financeiramente ou sentir satisfação na área de atuação? Quem faz a especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência (online ou presencial) pode conseguir as duas coisas! Esse campo, além de ser recheado de oportunidades de trabalho, dá ao nutricionista um prazer maravilhoso: ver seus pacientes evoluindo, na maioria das

Leia mais »
Reforço Acadêmico para Nutricionistas
Novidades

Reforço Acadêmico para Nutricionistas: Supere sua insegurança profissional

Atire a primeira pedra o nutricionista que nunca se sentiu inseguro na hora de exercer a profissão. Isso é muito comum, mas graças ao reforço acadêmico para nutricionistas, pode ser resolvido tranquilamente. Durante o artigo você descobrirá boas formas de se tornar um profissional confiante e qualificado, para assim melhorar a vida dos seus pacientes

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.