Os 1000 Primeiros dias da Criança
Hoje em dia, os estudos chamam a atenção para a importância dos mil primeiros dias da criança, que incluem a gestação até o final dos dois anos de vida. Nessa fase ocorre uma programação metabólica que terá forte influência na prevenção e desenvolvimento de doenças na vida adulta determinada pelos nutrientes e toxinas a que são expostos, portanto a introdução da alimentação complementar merece destaque nesse contexto.
A recomendação é que a introdução da alimentação complementar seja iniciada aos seis meses, quando o leite materno sozinho já não atende todas as necessidades do bebê, o trato digestivo está maduro o suficiente para digestão e absorção e o bebê já está sentando e sustentando a cabeça, pronto para receber e explorar novos alimentos com menor risco de engasgos.
10 dicas para o sucesso da Introdução Alimentar:
Essa fase de uma maneira geral, é uma fase de muitas dúvidas, pois se antes o bebê só precisava ser levado ao seio materno para receber todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento, agora abrimos um leque de possibilidades. Pensando nisso, listamos 10 dicas para o sucesso da Introdução Alimentar:
- Não crie expectativas. Cada criança tem o seu tempo.
- Fique atento(a) aos sinais que o bebê apresenta e caso ele comece a ficar irritado e desconfortável, não insista.
- Procure estabelecer uma rotina de horários.
- Coloque o bebê sentado e com a coluna reta para evitar engasgos.
- Invista em alimentos orgânicos.
- Procure oferecer uma alimentação variada e colorida para garantir maior oferta de nutrientes.
- Varie também a forma de apresentação, oferecendo diferentes cores, sabores e consistências. Não liquidifique e não peneire preparações.
- Organize as compras e as preparações e, se for preciso, congele em pequenas porções – isso facilita muito a rotina do dia-a-dia.
- Não ofereça açúcar, doces, refrigerante, suco industrializado, mel e alimentos ultraprocessados antes de 2 anos.
- Dê o exemplo sempre! A criança aprende muito por imitação.