Alergia Alimentar
A alergia alimentar, atualmente considerada um problema de saúde pública, é definida como uma doença decorrente de resposta adversa que ocorre após a exposição (ingestão ou contato) a componente(s) alergênico(s) alimentar(es) (ASBAI, 2018a).
Qualquer alimento pode desencadear uma alergia alimentar, sendo que leite, ovo, soja, trigo, peixes e crustáceos. A produção de anticorpos do tipo IgE depende dos hábitos alimentares da população e estes levam, frequentemente, a reação grave denominada anafilática (ASBAI, 2018b).
Os alimentos podem provocar reações cruzadas e determinar a restrição de consumo de um grupo de alimentos para um mesmo indivíduo. Como exemplo o paciente alérgico a amendoim pode apresentar reação cruzada ao ingerir soja ou outros feijões. Além disso, existem situações raras onde há reação adversa aos corantes, conservantes e aditivos alimentares (exemplo – corante tartrarzina, glutamato monossódico, sulfitos) (ASBAI, 2018b)
Dentre as manifestações clínicas, são comuns as reações que envolvem a pele, tais como a urticária, inchaço e eczema, seguidos do aparelho gastrointestinal (diarreia, dor abdominal e vômito). As manifestações alérgicas graves se configuram como reações intensas que acometem diversos órgãos e que pode cursar com perda de sangue nas fezes (ocasionando anemia), agravando o quadro de anemia e retardo do crescimento intrauterino (ASBAI, 2018).
Com relação ao tratamento, não existe, até o momento, um medicamento específico para prevenir a alergia alimentar. Os medicamentos utilizados são para tratamento dos sintomas em situações de crise, especificamente. O importante é evitar novos contatos com os alimentos desencadeantes e solicitar que o paciente tenha atenção aos rótulos dos alimentos.
Prevenção da Alergia Alimentar
Nas últimas décadas a prevenção da doença alérgica vem sendo discutida, porém os fatores que levam ao desencadeamento da alergia são variados, desde genéticos até ambientais. As evidências quanto as intervenções para minimizar o acometimento por doenças alérgicas ainda são insuficientes. A amamentação exclusiva até os 6 meses constitui a ÚNICA medida comprovada cientificamente que pode diminuir as chances de desenvolver alergia alimentar (ASBAI, 2018a).
Algumas medidas são recomendadas de acordo com o último Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar (ASBAI, 2018a):
- Não existe evidência para restrições alimentares em gestantes;
- O aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida deve ser estimulado e constitui a única ação capaz de efetivamente poder proteger o bebê;
- Adiar a introdução de leite de vaca e dos alimentos sólidos não está relacionado à diminuição do risco de desenvolver alergias alimentares;
- As fórmulas hidrolisadas (parcialmente ou extensamente), não constituem fator protetor contra a alergia alimentar segundo estudos científicos, ainda controversos;
- As fórmulas de soja não devem ser recomendadas para a prevenção de alergias;
- A alimentação complementar deve ser feita a partir do 6º mês de vida, sem restrição na introdução de alimentos potencialmente alergênicos (exemplo ovo, peixe e trigo), independente do risco familiar.
REFERÊNCIAS
ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2018 – Parte 1 – Etiopatogenia, clínica e diagnóstico. Documento conjunto elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Arq Asma Alerg Imunol. 2018a;2(1):7-38.
Quem somos
A NutMed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes.
Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!
Estamos localizados na Rua da Quitanda, 187/3º andar, no centro do Rio de Janeiro, capital.
Nossas Salas oferecem todo conforto necessário ao aluno, que conta com salas climatizadas, equipadas com datashow, tela de projeção, quadro branco e confortáveis cadeiras universitárias.
Investimento: Oferecer material didático e aulas de qualidade, sempre com embasamento científico. Fazer do estudo um momento empolgante e dinâmico!
Missão: Honestidade e respeito aos nossos alunos e colaboradores. Atualização e aprendizado contínuos. Compromisso com os resultados.