Avaliação Nutricional do Crescimento na Infância e Adolescência e suas 5 fases do crescimento

Compartilhe!

Sumário

Avaliação Nutricional do Crescimento

Avaliação Nutricional

A sociedade atual passa por modificações em seu estilo de vida e, dentre elas se destaca a necessidade de refeições rápidas que aliada ao fácil acesso a tecnologia promovem constantes alterações no comportamento alimentar da população. As mudanças no acesso e qualidade ao alimento proporcionam repercussões no estado nutricional de crianças e adolescentes, possibilitando o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas de forma cada vez mais precoce, entenda um pouco mais sobre a Avaliação Nutricional do Crescimento.

Avaliação Nutricional

O Nutricionista e seu Papel na Sociedade Pós-Conteporânea

Conhecer o papel da Avaliação Nutricional do Crescimento e seu impacto no crescimento e desenvolvimento infantojuvenil possibilitará a intervenção precoce e minimizará a ocorrência de agravos à saúde. A avaliação nutricional possui potencial para auxiliar o profissional Nutricionista no diagnóstico e tratamento além de nortear estratégias para prevenção de doenças crônico-degenerativas ou déficits nutricionais em crianças e adolescentes.

A antropometria consiste em uma ferramenta capaz de auxiliar o profissional nutricionista a delinear a estratégia de cuidado para o público infantojuvenil além de auxiliar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, possibilitando identificar alterações precocemente.

É importante salientar que o crescimento é um processo complexo e multifatorial que corresponde a fatores genéticos, hormonais, psicossociais e nutricionais, porém a criança cresce de maneira previsível. Compreender que desvios no padrão de crescimento podem indicar a manifestação de doenças e, assim, a avaliação sistemática e frequente se faz muito importante.

FASES DO CRESCIMENTO

A criança cresce de maneira diferente, de acordo com cada fase da vida:

1 – Fase intrauterina:

Na média, a velocidade de crescimento é de 1,2 na 1,5 cm/semana, considerando algumas variações. Na gestação o crescimento é de 2,5 cm/semana (por volta de 20 semanas) chegando a 0,5 cm/semana próximo ao nascimento. O momento final da gravidez se caracteriza por intenso ganho de peso e baixa velocidade de crescimento.Avaliação Nutricional

2 – Fase do lactente:

No primeiro ano de vida a criança cresce cerca de 25 cm/ ano, especialmente nos primeiros 6 meses e, essa velocidade reduz a partir do segundo ano (15cm / ano). Essa fase é caracterizada por influências externas fortes como os fatores nutricionais e ambientais, sofrendo menor influência hormonal e genética. Assim, nessa fase o padrão familiar tem pouca importância no crescimento.

3 – Fase pré-púbere:

Período que compreende o terceiro ano até o início da puberdade, caracterizado por crescimento mais estável (5 a 7 cm/ ano). Nessa fase os fatores genéticos e hormonais (Hormônio do Crescimento – GH) são mais relevantes. É importante ressaltar a necessidade de critério na avaliação  do crescimento nessa fase pois podem ocorrer oscilações que podem indicar diagnósticos nutricionais errôneos, especialmente em situações onde a avaliação foi feita em curto espaço de tempo.

4 – Fase puberal:

Meninas crescem mais cedo do que meninos nessa fase, mas o estirão puberal nos meninos é maior. A representatividade de fatores hormonais nessa fase é muito maior, especialmente os esteroides sexuais e hormônio do crescimento.

5 – Fase puberal final:

O crescimento nessa fase é lento (1 a 1,5 cm/ano) e dura três anos, em média.

Conclusão

A Avaliação Nutricional do Crescimento fetal e pós-natal (com dados para avaliação de recém-nascidos prematuros) hoje pode ser realizada através do Intergrowth 21st.

Esta é uma ferramenta de abrangência mundial (agrupa dados referentes a 18 países) e que objetiva complementar a avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS) já existente. Para as crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos incompletos, dispomos das referências da OMS (2006 e 2007), recomendadas pelo Ministério da Saúde a partir dos protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).

 

REFERÊNCIAS

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN na assistência à saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.– Brasília : Ministério da Saúde, 2008. 61 p. : il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde).

Sociedade Brasileira de Pediatria. Avaliação nutricional da criança e do adolescente – Manual de Orientação / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 2009. 112 p.

World Health Organization. WHO Child Growth Standards: Length/height-for-age, weight-for-age, weight-forlength, weight-for-height and body mass index-for-age. Methods and development. WHO (nonserial publication). Geneva, Switzerland: WHO, 2006.

Quem somos
A NutMed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes.

Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

Estamos localizados na Rua da Quitanda, 187/3º andar, no centro do Rio de Janeiro, capital.

Nossas Salas oferecem todo conforto necessário ao aluno, que conta com salas climatizadas, equipadas com datashow, tela de projeção, quadro branco e confortáveis cadeiras universitárias.

Investimento: Oferecer material didático e aulas de qualidade, sempre com embasamento científico. Fazer do estudo um momento empolgante e dinâmico!

Missão: Honestidade e respeito aos nossos alunos e colaboradores. Atualização e aprendizado contínuos. Compromisso com os resultados.

Conheça os cursos de pós-graduação Nutmed/ Ensine.

Gostou? Não deixe de conhecer os nossos cursos exclusivos para Nutricionistas e estudantes de Nutrição:

 

Veja também

Alergia Alimentar Infantil Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais
Nutrição Clínica

Alergia Alimentar Infantil: Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais

Fala a verdade: se um paciente com alergia alimentar infantil fosse ao seu consultório hoje, você saberia o passo a passo para atendê-lo com tranquilidade e excelência? Pois chegou a hora de ter um conhecimento ainda mais profundo na nutrição pediátrica!  Neste guia você saberá como acontece o diagnóstico, o tratamento e quais as orientações

Leia mais »
Pós Graduação em Nutrição Esportiva
Nutrição Clínica

Pós-graduação em Nutrição Esportiva: Capacitação profissional para atender atletas e praticantes de atividade física

Chegou a hora de unir saúde e alta performance! A pós-graduação em nutrição esportiva colocará seus atendimentos em um novo nível! Para que você tenha uma visão geral sobre a área, criamos um guia com as informações mais relevantes, desde os conteúdos que devem ser estudados às melhores oportunidades com atletas e praticantes de atividade

Leia mais »
Nutrição na Modulação do Ciclo Menstrual
Nutrição Clínica

Nutrição na modulação do ciclo menstrual

Sabia que a Nutrição na modulação do ciclo menstrual pode ajudar suas pacientes a terem uma TPM mais tranquila? Poucos profissionais percebem, mas a alimentação tem um papel fundamental na saúde da mulher. Estudos recentes mostram que alguns nutrientes podem influenciar positivamente no bem-estar feminino, aliviando a tensão pré-menstrual e prevenindo ou tratando outros problemas.

Leia mais »
erapia alimentar como funciona e por que se especializar
Nutrição Clínica

Terapia alimentar: como funciona e por que se especializar?

Diga olá para a terapia alimentar, o conhecimento que faltava para você melhorar a vida dos seus pacientes e conseguir uma boa remuneração! Esse campo de atuação te fará atender com maestria os públicos mais variados: de crianças com dificuldades alimentares até adultos que desejam tratar ou prevenir doenças. Ao longo deste artigo, você saberá

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.