Dicas para passar no concurso de residência em nutrição

7 Dicas práticas para passar no concurso de residência em nutrição 2023

Compartilhe!

Sumário

Sabemos que o caminho para passar em um concurso de residência em nutrição pode ser desafiador. A boa notícia é que a aprovação fica muito mais fácil quando se usam as estratégias que fizeram diversos nutricionistas terem sucesso nas provas.

Por isso, selecionamos 7 dicas práticas que te ajudarão a passar na residência em nutrição de 2023. Leia cada uma com atenção e coloque em prática, assim a aprovação ficará mais próxima!

O que é uma residência em nutrição?

Antes de tudo, vale a pena explicar o que é uma residência em nutrição para aqueles que estão lendo sobre o assunto pela primeira vez.

A residência em nutrição é um tipo de pós-graduação lato sensu para nutricionistas que desejam se especializar em uma área de atuação específica. A formação costuma durar 2 anos, com uma carga horária de 60 horas semanais.

É importante dizer que os cursos variam a depender das instituições. Entre as especialidades mais populares, estão:

Ao longo da residência, o nutricionista desenvolve atividades teóricas e práticas relacionadas a hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde e outros locais. Além disso, planeja, executa e avalia planos alimentares de diversos pacientes.

Percebemos, assim, por que o concurso de residência atrai tantos profissionais: é uma oportunidade incrível de fazer pesquisas na área, crescer em conhecimento teórico e prático, fazer networking e ter um grande diferencial no mercado de trabalho.

Hoje, um nutricionista residente ganha, em média, uma bolsa mensal de R$ 3.869,00.

Como passar em um concurso para residência em nutrição?

Ao analisar os candidatos que passaram nas provas de residência, nota-se que boa parte deles seguiu um caminho parecido que continha organização, disciplina e estudo assertivo.

A organização está relacionada a entender como funcionam as avaliações e o processo seletivo em geral, para saber como realizar uma boa preparação.

A disciplina, por sua vez, refere-se a estudar regularmente, mesmo após dias longos de trabalho ou outros desafios que possam aparecer.

Já o estudo assertivo está ligado a aprender ou revisar os assuntos que têm maior chance de cair na prova. Isso torna-se mais fácil quando se é aluno de um curso preparatório para concurso de residência em nutrição.

Falaremos um pouco mais profundamente sobre esses tópicos nas dicas a seguir!

Dica 1 – Conheça o edital do concurso

O primeiro passo para ser aprovado é conhecer profundamente o edital do concurso de residência em nutrição. Lê-lo de forma calma e atenciosa o fará entender todas as etapas e processos.

O ponto inicial a ser visto são os requisitos e documentos necessários.

Principais requisitos:

  • Ter uma graduação em nutrição em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Estar registrado no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da sua região;
  • Ter possibilidade de cumprir a carga horária da residência.

Documentos essenciais:

  • Diploma de graduação em nutrição;
  • Comprovante de registro no CRN;
  • Histórico escolar da graduação;
  • Curriculum vitae atualizado;
  • Carta de intenção, falando sobre os objetivos profissionais e as razões para a escolha da área de atuação;
  • Cartas de recomendação de professores ou profissionais da área.

Lembrando que esses documentos e requisitos podem ser diferentes de acordo com a instituição de ensino e das normas vigentes estabelecidas pelo MEC. Mas não precisa se preocupar, o edital do seu concurso trará todas as informações detalhadas.

O segundo ponto a ser observado são os prazos para inscrições, o número de vagas disponíveis, a duração do programa e quais os benefícios oferecidos. Veja tudo isso para evitar surpresas depois de conseguir sua aprovação.

Dica 2 – Entenda o processo seletivo

Ainda de olho no edital, é o momento de saber como funciona o processo seletivo da sua residência.

Normalmente, as avaliações são as seguintes:

1. Prova escrita – Costuma ser uma prova objetiva com questões de múltipla escolha e/ou questões discursivas sobre conhecimentos específicos da área escolhida.
É interessante falar que as perguntas objetivas são elaboradas com base em estudos de casos clínicos e situações reais vivenciadas pelo nutricionista. Já as perguntas discursivas são mais exigentes, pois permitem que o profissional cite argumentos sobre o tema ou problema apresentado.

2. Prova prática – Geralmente é aplicada em certas áreas, como nutrição clínica, nutrição em saúde coletiva e nutrição em oncologia. Nada mais é do que atividades práticas que verificam as habilidades do candidato.

3. Análise do currículo – Nessa fase, são avaliadas as experiências mais relevantes que o profissional teve. Leva-se em conta trabalhos, publicações de artigos, atividades de extensão e participação em congressos e eventos.

4. Entrevista – Individual ou em grupo, a entrevista visa examinar as habilidades pessoais do candidato, bem como os motivos que o fizeram escolher a área da residência. É um bom momento para o nutricionista destacar seus pontos positivos e esclarecer as dúvidas dos avaliadores.

5. Dinâmica de grupo – Por fim, também pode acontecer uma atividade em grupo. Ela avalia a comunicação e a liderança dos candidatos.

A depender do concurso de residência em nutrição escolhido, essas avaliações podem mudar, por isso é tão importante ler bem todos os pontos do edital.

Dica 3 – Prepare-se com antecedência

Após entender como funciona o processo seletivo, é hora de começar os estudos, de preferência com antecedência, assim você poderá aprender ou revisar os assuntos com calma.

Para criar um plano de estudos que dê certo, a primeira etapa é organizar sua rotina por meio de um cronograma. Nele você colocará os horários para estudar, considerando o tempo disponível em sua agenda diária e semanal.

Logo em seguida, terá que estabelecer metas para cada disciplina. Por exemplo, se você percebeu que na sua prova cairá muitas questões sobre nutrição clínica, é necessário pensar em quanto tempo você conseguirá estudar o conteúdo, revisar e resolver questões.

Uma vez que tudo isso foi organizado, é o momento de estudar com materiais de qualidade. Fazer o curso preparatório para concursos de residência em nutrição da NutMed facilitará muito sua vida, pois as aulas são com professores acostumados em aprovar nutricionistas em residências, as apostilas são bem direcionadas e as revisões, assertivas.

Finalmente, lembre-se de respeitar o seu ritmo. Estudar em excesso pode ser prejudicial, mas estudar pouco é quase certeza de insucesso. Tente encontrar um equilíbrio e prepare-se de forma consistente e produtiva.

Dica 4 – Faça simulados e exercícios

A quarta dica, embora às vezes esquecida, é algo básico para ser aprovado num concurso de residência em nutrição.

Fazer exercícios será importante para testar seus conhecimentos, fixar os assuntos que mais caem e aumentar sua velocidade quando for resolver questões.

Os simulados, além desses benefícios, farão você se acostumar com a dinâmica da prova que está por vir. Isso ajudará a reduzir sua ansiedade e te deixará mais confiante na hora da prova.

Para fazer os exercícios de forma eficiente, comece pelos mais simples e avance, pouco a pouco, para os mais difíceis. Lembre-se de usar questões que tenham a ver com o conteúdo programático ou que tenham caído em provas anteriores.

Já em relação aos simulados, é bom que eles tenham a mesma duração e número de questões do concurso, pois assim você conseguirá se adaptar às condições que encontrará na avaliação.

Por último, observe seu desempenho e veja os pontos em que precisa melhorar. Ao perceber os erros recorrentes, revise os conteúdos a partir da abordagem feita pelas questões.

Dica 5 – Cuide da sua saúde mental e física

Um grande problema dos concurseiros é dedicar muita energia para os estudos e esquecer da própria saúde física e mental. Não à toa, muitos deles têm insônia, ansiedade, hipertensão arterial, taquicardia, gastrite, obesidade, enxaqueca, dores musculares e por aí vai.

Como o bem-estar corporal e emocional interfere positivamente em um bom desempenho em provas, vale a pena colocar estes pontos na sua rotina:

  • Faça exercícios físicos regularmente, ao menos três vezes na semana, pois isso aliviará o estresse e vai melhorar o funcionamento do seu cérebro;
  • Mantenha-se hidratado. Se você tem dificuldades em beber água, tenha sempre uma garrafinha ou use lembretes do celular para conseguir criar o hábito;
  • Alimente-se bem durante o dia. Como você é nutricionista, saberá tranquilamente quais alimentos comer, e em que horários;
  • Evite estudar longas horas sem pausas, pois isso prejudica a concentração, a produtividade e a retenção do conhecimento, além de piorar o estresse e a ansiedade. Tire um tempo para descansar e relaxar;
  • Tenha boas noites de sono. Passar noites em claro ou dormir mal prejudica sua aprendizagem e humor;
  • Durante a semana, dedique um tempo para hobbies e atividades prazerosas, como fazer esportes, tocar violão, assistir filmes, sair com a família etc.

Dica 6 – Mantenha a motivação

Manter-se motivado durante a preparação para um concurso de residência em nutrição é necessário, pois confiar no próprio sucesso é um fator determinante em provas que podem ser tão concorridas. Mas será que existem estratégias para ser mais positivo?

O primeiro passo é definir objetivos durante o processo e cumpri-los. Alguns exemplos: seguir à risca o tempo de estudo diário, bater a meta de exercícios feitos por semana, conseguir revisar o conteúdo nos intervalos de tempo que foram propostos, e assim por diante.

O segundo passo é ter fontes de inspiração. Conheça histórias de sucesso de pessoas que passaram em concursos públicos — existem milhares na internet. Você perceberá que boa parte delas tinham desafios iguais ou maiores do que o seu. Se elas conseguiram, você também pode!

O terceiro passo é focar em conhecer as suas próprias histórias de superação. Quantas vezes você conseguiu vencer dificuldades, tanto na vida pessoal, quanto na profissional? Deixe esses momentos frescos na memória, pois eles comprovam que você é capaz de passar na prova de residência em nutrição.

O quarto passo é recordar diariamente do seu sonho, isto é, dos benefícios de ser um nutricionista residente e de como sua vida ficará melhor após conseguir a aprovação. Visualize-se alcançando esse objetivo e mantenha-se firme.

Por fim, conte com o apoio de amigos e familiares. Compartilhe com eles os desafios que tem encontrado e peça que te ajudem a superá-los. O incentivo que você receberá será um grande suporte emocional. Suas forças serão renovadas e você terá ainda mais energia para conquistar a sua aprovação.

Dica 7 – Faça um curso preparatório para concursos de residência em nutrição

Deixamos a dica mais importante para o final. De nada adiantará saber de cor o processo seletivo, estar motivado e fazer centenas de exercícios, se você não tiver um estudo de qualidade.

Por isso, realizar um bom curso preparatório para o concurso de residência em nutrição será importante para você conseguir ser aprovado.

Todos os anos a Nutmed prepara um conteúdo riquíssimo para aumentar as suas chances de se tornar um nutricionista residente. E em 2023 não foi diferente!

A seguir, listamos as principais vantagens do curso preparatório da Nutmed:

  • As aulas são ministradas por professores, mestres e doutores que há anos preparam nutricionistas para serem aprovados. Isso te deixará mais perto do sucesso;
  • O conteúdo programático é bem detalhado, com foco principal nos assuntos que caem regularmente nas provas de residência em nutrição. Assim o seu tempo será usado da melhor forma;
  • Haverá simulados para te deixar afiado na resolução de questões.

Acesse para conhecer outras vantagens do curso preparatório para concursos de residência em nutrição e tirar dúvidas. Chegou a hora de subir o primeiro degrau rumo à aprovação!

Veja também

Alergia Alimentar Infantil Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais
Nutrição Clínica

Alergia Alimentar Infantil: Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais

Fala a verdade: se um paciente com alergia alimentar infantil fosse ao seu consultório hoje, você saberia o passo a passo para atendê-lo com tranquilidade e excelência? Pois chegou a hora de ter um conhecimento ainda mais profundo na nutrição pediátrica!  Neste guia você saberá como acontece o diagnóstico, o tratamento e quais as orientações

Leia mais »
Pós Graduação em Nutrição Esportiva
Nutrição Clínica

Pós-graduação em Nutrição Esportiva: Capacitação profissional para atender atletas e praticantes de atividade física

Chegou a hora de unir saúde e alta performance! A pós-graduação em nutrição esportiva colocará seus atendimentos em um novo nível! Para que você tenha uma visão geral sobre a área, criamos um guia com as informações mais relevantes, desde os conteúdos que devem ser estudados às melhores oportunidades com atletas e praticantes de atividade

Leia mais »
Nutrição na Modulação do Ciclo Menstrual
Nutrição Clínica

Nutrição na modulação do ciclo menstrual

Sabia que a Nutrição na modulação do ciclo menstrual pode ajudar suas pacientes a terem uma TPM mais tranquila? Poucos profissionais percebem, mas a alimentação tem um papel fundamental na saúde da mulher. Estudos recentes mostram que alguns nutrientes podem influenciar positivamente no bem-estar feminino, aliviando a tensão pré-menstrual e prevenindo ou tratando outros problemas.

Leia mais »
erapia alimentar como funciona e por que se especializar
Nutrição Clínica

Terapia alimentar: como funciona e por que se especializar?

Diga olá para a terapia alimentar, o conhecimento que faltava para você melhorar a vida dos seus pacientes e conseguir uma boa remuneração! Esse campo de atuação te fará atender com maestria os públicos mais variados: de crianças com dificuldades alimentares até adultos que desejam tratar ou prevenir doenças. Ao longo deste artigo, você saberá

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.