Food Detective – O que é e cuidados na sua utilização

Compartilhe!

Sumário

Food Detective é um teste simples e rápido, tanto que pode ser realizado no próprio consultório. Apesar de polêmico, muitas vezes questionado por parte da comunidade científica, pode ajudar na identificação de 59 alimentos diferentes, que, no caso de intolerância, podem levar a produção de anticorpos IgG.

As Intolerâncias Alimentares

As reações adversas a alimentos apresentam um aumento progressivo em todo o mundo, sendo que mais de 20% da população de países industrializados pode apresentar alergia ou intolerância alimentar.

Diferente das alergias, as intolerâncias alimentares decorrem de processos imunológicos causados pela reação das imunoglobulinas G (IgG) séricas aos antígenos alimentares que ultrapassam a barreira intestinal (muitas vezes devido a disbiose e hiperpermeabilidade) e chegam a circulação sangüínea. Essas intolerâncias podem ser responsáveis por sintomas inespecíficos como: cansaço, cólicas, cefaleia, eczema, tontura, náuseas, aftas, prisão de ventre, inchaço, dores abdominais, dores articulares, acne, diarreia dentre outros.

A grande questão é que as reações de intolerância aos alimentos são tardias e ocorrem várias horas ou dias após sua ingestão. Desta maneira, é importante, numa suspeita clínica, a pesquisa de alimentos que podem ser responsáveis por essas reações.

Como é realizado o Food Detective?

Na prática clínica, podem ser úteis exames de pesquisa de intolerância alimentar como o Food Detective, teste simples, rápido, específico para identificar 59 alimentos diferentes que podem levar a produção de anticorpos IgG e que pode ser realizado no próprio consultório.

Algumas Sociedades Científicas questionam o uso de exames desse tipo, porém, diversos estudos demonstram a melhora sintomática de pacientes com a exclusão alimentar identificada no exame associada a medidas de recuperação intestinal.

Sem dúvida, é muito importante uma avaliação criteriosa da situação clínica do paciente para verificar a necessidade de outros exames em associação.

A decisão ainda cabe ao nutricionista, que deve agir com muita cautela!

Ainda, uma grande preocupação em relação ao testes de pesquisa de intolerância alimentar é a possibilidade de, na vigência de diversos resultados positivos, a prescrição de uma dieta extremamente restritiva. Porém, um nutricionista especializado será capaz de analisar as diferentes respostas a cada alimento (positivo alto, médio ou fraco) e definir a melhor estratégia alimentar.

Referências:

Mullin GE, Swift KM, Lipski L, Turnbull LK, Rampertab SD.Testing for food reactions: the good, the bad, and the ugly. Nutr Clin Pract. 2010 Apr;25(2):192-8.

Guo H, Jiang T, Wang J, Chang Y, Guo H, Zhang W. The value of eliminating foods according to food-specific immunoglobulin G antibodies in irritable bowel syndrome with diarrhoea. J Int Med Res. 2012;40(1):204-10.

Atkinson W1, Sheldon TA, Shaath N, Whorwell PJ. Food elimination based on IgG antibodies in irritable bowel syndrome: a randomised controlled trial. Gut. 2004 Oct;53(10):1459-64.

Deixe um comentário

Veja também

Nutrição Clínica

Perguntas e Respostas para Indicação Segura de Fitoterápicos na Pediatria

O uso de plantas medicinais nas suas diferentes formas farmacêuticas, visa à utilização da planta no seu todo e não apenas, de princípios ativos isolados. As plantas medicinais constituem uma alternativa segura e eficaz para o tratamento de distintas afeções, sendo cada vez maior o número de pessoas que recorrem ao seu uso como complemento

Leia mais »
Nutrição Clínica

Mindful Eating – O que é?

Quantas vezes nos pegamos “engolindo” a comida num dia de pressa? Comendo em pé ou andando só para calar o ronco do estômago? Quantas vezes, almoçamos na companhia do celular ou do whatsapp ou resolvendo questões de trabalho à frente do computador sem prestar a mínima atenção no próprio prato? Quantas vezes devoramos um saco

Leia mais »
Nutrição Clínica

Gastronomia – A Importância e as Vantagens para o Nutricionista

Atualmente é imprescindível que o profissional nutricionista esteja se atualizando e se reinventando para atender às demandas que surgem ao longo dos anos. Hoje sabemos que, com o incentivo ao consumo de comida de verdade, os pacientes estão cada dia mais receptivos a aprender a preparar a sua própria comida de maneira saudável, mas sem

Leia mais »
Nutrição Clínica

Educação Alimentar e Nutricional em Pediatria

Segundo o Ministério da Saúde, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) se configura como um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, intersetorial e multiprofissional, que utiliza diferentes abordagens educacionais. São ações que envolvem indivíduos ao longo de todo o curso da vida, grupos populacionais e comunidades, considerando as interações e significados que compõem

Leia mais »