Food Detective – O que é e cuidados na sua utilização

Compartilhe!

Sumário

Food Detective

Food Detective é um teste simples e rápido, tanto que pode ser realizado no próprio consultório. Apesar de polêmico, muitas vezes questionado por parte da comunidade científica, pode ajudar na identificação de 59 alimentos diferentes, que, no caso de intolerância, podem levar a produção de anticorpos IgG.

Food Detective

As Intolerâncias Alimentares

As reações adversas a alimentos apresentam um aumento progressivo em todo o mundo, sendo que mais de 20% da população de países industrializados pode apresentar alergia ou intolerância alimentar.

Diferente das alergias, as intolerâncias alimentares decorrem de processos imunológicos causados pela reação das imunoglobulinas G (IgG) séricas aos antígenos alimentares que ultrapassam a barreira intestinal (muitas vezes devido a disbiose e hiperpermeabilidade) e chegam a circulação sangüínea. Essas intolerâncias podem ser responsáveis por sintomas inespecíficos como: cansaço, cólicas, cefaleia, eczema, tontura, náuseas, aftas, prisão de ventre, inchaço, dores abdominais, dores articulares, acne, diarreia dentre outros.

A grande questão é que as reações de intolerância aos alimentos são tardias e ocorrem várias horas ou dias após sua ingestão. Desta maneira, é importante, numa suspeita clínica, a pesquisa de alimentos que podem ser responsáveis por essas reações.

Como é realizado o Food Detective?

Na prática clínica, podem ser úteis exames de pesquisa de intolerância alimentar como o Food Detective, teste simples, rápido, específico para identificar 59 alimentos diferentes que podem levar a produção de anticorpos IgG e que pode ser realizado no próprio consultório.

Algumas Sociedades Científicas questionam o uso de exames desse tipo, porém, diversos estudos demonstram a melhora sintomática de pacientes com a exclusão alimentar identificada no exame associada a medidas de recuperação intestinal.

Sem dúvida, é muito importante uma avaliação criteriosa da situação clínica do paciente para verificar a necessidade de outros exames em associação.

A decisão ainda cabe ao nutricionista, que deve agir com muita cautela!

Ainda, uma grande preocupação em relação ao testes de pesquisa de intolerância alimentar é a possibilidade de, na vigência de diversos resultados positivos, a prescrição de uma dieta extremamente restritiva. Porém, um nutricionista especializado será capaz de analisar as diferentes respostas a cada alimento (positivo alto, médio ou fraco) e definir a melhor estratégia alimentar.

Faça a sua matrícula na Pós-graduação Online em Nutrição Clínica e Metabolismo! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

Referências:

Mullin GE, Swift KM, Lipski L, Turnbull LK, Rampertab SD.Testing for food reactions: the good, the bad, and the ugly. Nutr Clin Pract. 2010 Apr;25(2):192-8.

Guo H, Jiang T, Wang J, Chang Y, Guo H, Zhang W. The value of eliminating foods according to food-specific immunoglobulin G antibodies in irritable bowel syndrome with diarrhoea. J Int Med Res. 2012;40(1):204-10.

Atkinson W1, Sheldon TA, Shaath N, Whorwell PJ. Food elimination based on IgG antibodies in irritable bowel syndrome: a randomised controlled trial. Gut. 2004 Oct;53(10):1459-64.

Deixe um comentário

Veja também

Alergia Alimentar Infantil Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais
Nutrição Clínica

Alergia Alimentar Infantil: Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais

Fala a verdade: se um paciente com alergia alimentar infantil fosse ao seu consultório hoje, você saberia o passo a passo para atendê-lo com tranquilidade e excelência? Pois chegou a hora de ter um conhecimento ainda mais profundo na nutrição pediátrica!  Neste guia você saberá como acontece o diagnóstico, o tratamento e quais as orientações

Leia mais »
Pós Graduação em Nutrição Esportiva
Nutrição Clínica

Pós-graduação em Nutrição Esportiva: Capacitação profissional para atender atletas e praticantes de atividade física

Chegou a hora de unir saúde e alta performance! A pós-graduação em nutrição esportiva colocará seus atendimentos em um novo nível! Para que você tenha uma visão geral sobre a área, criamos um guia com as informações mais relevantes, desde os conteúdos que devem ser estudados às melhores oportunidades com atletas e praticantes de atividade

Leia mais »
Nutrição na Modulação do Ciclo Menstrual
Nutrição Clínica

Nutrição na modulação do ciclo menstrual

Sabia que a Nutrição na modulação do ciclo menstrual pode ajudar suas pacientes a terem uma TPM mais tranquila? Poucos profissionais percebem, mas a alimentação tem um papel fundamental na saúde da mulher. Estudos recentes mostram que alguns nutrientes podem influenciar positivamente no bem-estar feminino, aliviando a tensão pré-menstrual e prevenindo ou tratando outros problemas.

Leia mais »
erapia alimentar como funciona e por que se especializar
Nutrição Clínica

Terapia alimentar: como funciona e por que se especializar?

Diga olá para a terapia alimentar, o conhecimento que faltava para você melhorar a vida dos seus pacientes e conseguir uma boa remuneração! Esse campo de atuação te fará atender com maestria os públicos mais variados: de crianças com dificuldades alimentares até adultos que desejam tratar ou prevenir doenças. Ao longo deste artigo, você saberá

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.