Cá entre nós, se você é um nutricionista empreendedor, sabe que fazer a gestão de negócios em alimentação e nutrição pode ser algo desafiador. Por isso, procurar conhecimento é essencial para ter sucesso na área!
Nas próximas linhas, você conhecerá ótimas estratégias para organizar um empreendimento e realizar planejamentos inteligentes, a fim de colocar sua unidade de alimentação no caminho dos bons resultados.
A importância da gestão para nutricionistas
Essencial para um negócio bem-sucedido, a gestão de unidades de alimentação e nutrição tem papel fundamental na garantia da qualidade, da segurança e do sucesso de um estabelecimento.
Por exemplo, quando o nutricionista implementa práticas de manipulação e higiene alimentar, preserva a qualidade dos ingredientes e realiza o controle de temperatura e armazenamento adequados, ele minimiza os riscos de contaminações e proporciona refeições saudáveis e seguras.
Além disso, uma boa gestão otimiza processos operacionais, auxilia no controle financeiro e facilita o cumprimento das regras sanitárias — algo que tira o sono de muitos empresários.
Como infelizmente a administração não é abordada com profundidade na graduação de um nutricionista, os profissionais que atuam na área precisam buscar conhecimentos avançados para trabalhar com tranquilidade e confiança.
Em 2023, a NutMed lançou o MBA em Gestão de negócios em alimentação e nutrição presencial e online, um curso exclusivo para profissionais que desejam trabalhar com excelência em restaurantes, indústrias, hotéis e outras unidades de alimentação. Vale a pena conferir!
Passos para ter sucesso como gestor de negócios
Que tal ter uma boa remuneração ou ser reconhecido como autoridade no assunto? Tais coisas ficam mais fáceis quando você se torna um gestor de negócios capacitado.
Alguns passos podem te levar a essa posição com mais rapidez:
Conheça o mercado
Estar familiarizado com as tendências da gestão de negócios em alimentação e nutrição, conhecer o público-alvo e entender as necessidades e preferências dos seus clientes são coisas básicas e vitais para um empreendimento dar certo.
Por isso, faça um esforço contínuo para manter-se atualizado sobre as últimas pesquisas, inovações e abordagens alimentares que estão em alta.
Nunca abra mão da qualidade
Atenção, nos restaurantes, hotéis, indústrias ou outros locais que você trabalhar, priorize a qualidade dos alimentos e dos serviços oferecidos.
Utilize bons ingredientes, promova práticas de segurança alimentar rigorosas e mantenha altos padrões de higiene. Ofereça um excelente atendimento ao cliente e busque proporcionar valor agregado a cada um. Você perceberá os benefícios disso em pouco tempo!
Aprenda a gerenciar custos e estoques
Embora seja um assunto básico no empreendedorismo relacionado à área da alimentação, muitos nutricionistas têm dificuldade em administrar custos e estoques. Essa espécie de “pedra no sapato” pode prejudicar muitas carreiras.
Portanto, mantenha o controle de todas as despesas que estão sob sua responsabilidade. Ademais, utilize técnicas para gerenciar de maneira eficiente os estoques, minimizando desperdícios e monitorando as quantidades necessárias de alimentos.
Esteja atento à tecnologia
A cada ano que passa, mais ferramentas tecnológicas são desenvolvidas para facilitar o nosso trabalho. Como gestor de negócios, você deve acompanhar de perto as inovações disponíveis.
Na prática, isso significa testar novos sistemas de gestão de estoque, softwares de controle financeiro e inteligências artificiais que façam sentido para a administração de serviços de alimentação.
Seja bom nas suas principais competências
Uma das vantagens do gerenciamento de negócios em alimentação e nutrição é a facilidade de saber em quais fundamentos você precisa buscar melhorias.
Por exemplo, áreas como planejamento estratégico, gestão financeira, marketing e desenvolvimento de equipe de funcionários sempre devem estar na lista de aperfeiçoamento de um gestor, pois são campos que desempenham um papel elementar para o sucesso (ou fracasso) de um estabelecimento.
Como fazer o planejamento estratégico de unidades de alimentação
Um bom jeito de entender este tema é comparar o planejamento estratégico de um negócio com as táticas e planos usados em um esporte profissional.
Para que o atleta consiga ganhar uma medalha na próxima competição, ele precisa cumprir as estratégias e metas estabelecidas pelo seu treinador. Algo semelhante acontece em um restaurante, lanchonete ou outra empresa de alimentação.
O planejamento estratégico é um método gerencial que envolve a definição do plano de negócio. Nele estão os objetivos de longo prazo e quais caminhos serão seguidos para alcançá-los.
A primeira etapa desse processo é estabelecer a visão de futuro e a missão da empresa, caso elas ainda não existam. Perguntar onde o estabelecimento deseja chegar daqui a alguns anos é um bom início.
Em seguida, deve-se avaliar os pontos fortes e fracos do serviço e do negócio, entender o público e a concorrência e ver quais as oportunidades de crescimento na área. Com base nessas informações, criam-se as metas e os planos práticos para atingi-las.
Saiba gerenciar as finanças do seu negócio
Certamente um dos principais objetivos da gestão de uma empresa é garantir uma boa saúde econômica, afinal o estabelecimento precisa dar lucro.
Para melhorar os resultados financeiros de um negócio de alimentação, o nutricionista precisa criar um plano detalhado de orçamento que inclua todas as receitas e despesas do lugar.
É necessário estimar as fontes de receita — como vendas de alimentos, serviços de catering ou consultoria em nutrição — e listar todos os custos — como ingredientes, aluguel, salários, marketing e equipamentos. Após, acompanha-se o orçamento regularmente para garantir que as despesas estejam dentro do planejado.
Além disso, é fundamental observar o fluxo de caixa para ter uma boa gestão financeira da UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição). Monitorar as entradas e saídas de dinheiro e planejar o fluxo de caixa de curto prazo também são coisas importantes.
Por fim, vale a pena entender sobre finanças, mas tenha na sua equipe um contador ou consultor financeiro especializado. Ele dará orientações valiosas para a sua empresa.
Garanta a qualidade e a segurança alimentar da UAN
No MBA de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos, aprendemos que é essencial analisar os perigos presentes em uma cozinha e estabelecer formas de evitar contaminações.
Em outras palavras, você precisa implementar boas práticas de higiene pessoal, realizar treinamentos com os manipuladores, manter a limpeza rigorosa de utensílios, equipamentos e superfícies, garantir o controle de pragas, e incentivar outros processos que visem aumentar a segurança alimentar.
Por sua vez, para garantir a qualidade das refeições, é útil usar a ficha técnica nos serviços de alimentação, porque é uma ferramenta que facilita a padronização das receitas e a otimização do tempo de preparo.
Mas você sabe quais itens não podem faltar numa ficha técnica? Entre os principais componentes estão os ingredientes, a medida caseira, o per capita, os pesos (líquidos e brutos), os fatores de cocção e correção, além do modo de preparo.
Aprenda a montar equipes eficientes
Quem quer realizar uma boa administração de serviços de alimentação, precisa estar cercado de profissionais capacitados e bem-dispostos, algo que deve ser iniciado já no recrutamento.
No processo seletivo, avalie não apenas as habilidades técnicas, mas também as características comportamentais desejadas, como proatividade, trabalho em equipe e comprometimento com a qualidade e a segurança alimentar.
Após recrutar, invista em treinamentos contínuos para desenvolver as competências e conhecimentos necessários para o desempenho das funções. Isso inclui capacitação de manipulação de alimentos, segurança alimentar, higiene, atendimento ao cliente, entre outros.
Ademais, estabeleça claramente as responsabilidades de cada membro da equipe, pois isso evita conflitos de tarefas e aumenta a eficiência. Também é louvável reconhecer e valorizar o esforço dos funcionários, com elogios públicos, bônus e oportunidades de crescimento dentro da empresa.
Use o marketing a favor do seu negócio
Toda empresa que sonha ser líder do mercado em que atua sabe da importância de criar uma marca forte e consolidada. Nutricionistas que trabalham com gestão de negócios em alimentação e nutrição precisam buscar o mesmo.
Por meio do marketing, sua UAN pode se diferenciar da concorrência, construir uma relação de confiança com os clientes, atrair novas pessoas e fidelizar as antigas, e ser um ótimo canal de comunicação com quem gosta dos serviços da empresa.
É claro que contar com a ajuda de um profissional especialista em marketing será fundamental para desenvolver o branding do seu empreendimento. Contudo, você deve participar dessa criação e acompanhar o processo.
Um dos primeiros passos é definir a identidade da marca, incluindo o visual, a missão e os valores. A seguir, deve-se conhecer com profundidade o público-alvo e elaborar uma proposta de valor única para ele, ou seja, algum benefício que só o seu negócio ofereça.
Por último, é preciso ter um plano de marketing detalhado para crescer no curto, médio e longo prazo, inclusive no online.
Eleve a sua carreira: faça o MBA da NutMed!
Agora é a sua vez crescer na carreira e ser um nutricionista referência em gestão de negócios em alimentação e nutrição. Faça o MBA da NutMed de forma presencial ou por Ensino à Distância!
Neste programa de pós-graduação, você terá aulas com professores, mestres e doutores com ampla experiência na área, além de um material didático com os conteúdos mais importantes que te ajudarão a administrar unidades de alimentação com segurança e excelência.
Ao concluir este MBA, você estará pronto para tomar decisões importantes e melhorar o desempenho dos negócios que estão sob a sua liderança. Inscreva-se agora, pois as vagas são limitadas!