10 Dicas para o Sucesso na Introdução Alimentar

Compartilhe!

Sumário

10 Dicas para o Sucesso na Introdução Alimentar

Os 1000 Primeiros dias da Criança

Hoje em dia, os estudos chamam a atenção para a importância dos mil primeiros dias da criança, que incluem a gestação até o final dos dois anos de vida. Nessa fase ocorre uma programação metabólica que terá forte influência na prevenção e desenvolvimento de doenças na vida adulta determinada pelos nutrientes e toxinas a que são expostos, portanto a introdução da alimentação complementar merece destaque nesse contexto.

A recomendação é que a introdução da alimentação complementar seja iniciada aos seis meses, quando o leite materno sozinho já não atende todas as necessidades do bebê, o trato digestivo está maduro o suficiente para digestão e absorção e o bebê já está sentando e sustentando a cabeça, pronto para receber e explorar novos alimentos com menor risco de engasgos.

10 dicas para o sucesso da Introdução Alimentar:

Essa fase de uma maneira geral, é uma fase de muitas dúvidas, pois se antes o bebê só precisava ser levado ao seio materno para receber todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento, agora abrimos um leque de possibilidades. Pensando nisso, listamos 10 dicas para o sucesso da Introdução Alimentar:

  1. Não crie expectativas. Cada criança tem o seu tempo.
  2. Fique atento(a) aos sinais que o bebê apresenta e caso ele comece a ficar irritado e desconfortável, não insista.
  3. Procure estabelecer uma rotina de horários.
  4. Coloque o bebê sentado e com a coluna reta para evitar engasgos.
  5. Invista em alimentos orgânicos.
  6. Procure oferecer uma alimentação variada e colorida para garantir maior oferta de nutrientes.
  7. Varie também a forma de apresentação, oferecendo diferentes cores, sabores e consistências. Não liquidifique e não peneire preparações.
  8. Organize as compras e as preparações e, se for preciso, congele em pequenas porções – isso facilita muito a rotina do dia-a-dia.
  9. Não ofereça açúcar, doces, refrigerante, suco industrializado, mel e alimentos ultraprocessados antes de 2 anos.
  10. Dê o exemplo sempre! A criança aprende muito por imitação.

Faça a sua matrícula na Pós-graduação Online em Nutrição na Obstetrícia, Pediatria e Adolescência! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

Deixe um comentário

Veja também

Alergia Alimentar Infantil Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais
Nutrição Clínica

Alergia Alimentar Infantil: Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais

Fala a verdade: se um paciente com alergia alimentar infantil fosse ao seu consultório hoje, você saberia o passo a passo para atendê-lo com tranquilidade e excelência? Pois chegou a hora de ter um conhecimento ainda mais profundo na nutrição pediátrica!  Neste guia você saberá como acontece o diagnóstico, o tratamento e quais as orientações

Leia mais »
Pós Graduação em Nutrição Esportiva
Nutrição Clínica

Pós-graduação em Nutrição Esportiva: Capacitação profissional para atender atletas e praticantes de atividade física

Chegou a hora de unir saúde e alta performance! A pós-graduação em nutrição esportiva colocará seus atendimentos em um novo nível! Para que você tenha uma visão geral sobre a área, criamos um guia com as informações mais relevantes, desde os conteúdos que devem ser estudados às melhores oportunidades com atletas e praticantes de atividade

Leia mais »
Nutrição na Modulação do Ciclo Menstrual
Nutrição Clínica

Nutrição na modulação do ciclo menstrual

Sabia que a Nutrição na modulação do ciclo menstrual pode ajudar suas pacientes a terem uma TPM mais tranquila? Poucos profissionais percebem, mas a alimentação tem um papel fundamental na saúde da mulher. Estudos recentes mostram que alguns nutrientes podem influenciar positivamente no bem-estar feminino, aliviando a tensão pré-menstrual e prevenindo ou tratando outros problemas.

Leia mais »
erapia alimentar como funciona e por que se especializar
Nutrição Clínica

Terapia alimentar: como funciona e por que se especializar?

Diga olá para a terapia alimentar, o conhecimento que faltava para você melhorar a vida dos seus pacientes e conseguir uma boa remuneração! Esse campo de atuação te fará atender com maestria os públicos mais variados: de crianças com dificuldades alimentares até adultos que desejam tratar ou prevenir doenças. Ao longo deste artigo, você saberá

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.