Mindful Eating: Você conhece?

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Sumário

Mindful Eating

Com a correria do dia, as pessoas estão cada vez mais dispersas ao comer, seja por assistir televisão ou por checar suas mídias sociais enquanto comem. Colocar a refeição em segundo plano contribui para o comportamento automático e robotizado da alimentação, o que afeta não apenas a percepção de fome e saciedade, mas a saúde como um todo.

Mindful Eating ou Comer com Atenção Plena é uma abordagem derivada do Mindfulness, que surge como proposta de direcionar a atenção ao momento presente, permitindo a consciência plena, e vem sendo usada também para a alimentação.

O Mindful Eating tem como objetivo fazer a mudança do comportamento alimentar, trata-se de um exercício para corpo e mente. Ele possibilita manter o foco apenas no momento presente, sem distrações e sem fazer nenhum tipo de julgamento, possibilitando uma alimentação consciente, onde o indivíduo praticante aprende a perceber os sinais do corpo e ter uma relação saudável com a comida.

Estudos recentes verificaram que o Mindful Eating pode ser eficaz em:

  • Reduzir o estresse relacionado ao comer excessivo
  • Reduzir o estresse psicológico
  • Desenvolver o bem-estar
  • Melhorar os padrões de cortisol
  • Auxiliar na redução da compulsão alimentar e outros sintomas de transtornos alimentares
  • Auxiliar na redução de peso em adultos com ou sem obesidade.

 

Conhecendo os princípios do Mindful Eating


Nos últimos anos, com o crescimento do Mindful Eating e o maior número de profissionais adeptos à técnica, houve a necessidade de revisar os princípios do Mindful Eating (2013), que segundo The Center for Mindful Eating, são:

  • Permitir a si mesmo a tornar-se consciente das oportunidades positivas e carinhosas que estão disponíveis através da seleção e preparação dos alimentos, respeitando a sua própria sabedoria interior.
  • Usar todos os seus sentidos na escolha do que comer para que seja gratificante para você e nutritivo para o seu corpo.
  • Reconhecer respostas aos alimentos (gostos, desgostos ou neutro) sem julgamento.
  • Se tornar consciente da fome e saciedade físicas para guiar suas decisões para começar e parar de comer.

 

O intuito do mindful eating é ajudar o praticante a manter o controle sobre si mesmo, e fazer com ele se torne um observador de sua própria experiência, evitando assim, atitudes impensadas e o comer excessivo. De acordo com The Center for Mindful Eating o indivíduo que desenvolve uma alimentação consciente:

  • Reconhece que não há maneira certa ou errada para comer, mas diferentes graus de consciência que cercam a experiência dos alimentos.
  • Aceita que as suas experiências alimentares são únicas.
  • É um indivíduo que por opção, direciona sua atenção para comer momento a momento.
  • Ganha consciência de como pode fazer escolhas que suportem a saúde e o bem-estar.
  • Se torna consciente da interligação de terra, os seres vivos, das práticas culturais e o impacto de suas escolhas alimentares nesses sistemas.

 

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Além de ampliar as possibilidades do atendimento e da intervenção nutricional utilizando a abordagem comportamental, desenvolvendo uma comunicação mais eficiente e que contemple não apenas os nutrientes e a prescrição dietética, mas também crenças, hábitos culturais/familiares e sociais, bem como a memória afetiva e sentimentos que envolvem a alimentação e o ato de comer.

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Bibliografia Consultada:

ALVARENGA, Marle et al. Nutrição Comportamental. Barueri: Manole, 2015.

DALEN, Jeanne et al. Pilot study: Mindful Eating and Living (MEAL): weight, eating behavior, and psychological outcomes associated with a mindfulness-based intervention for people with obesity. Complementary therapies in medicine, v. 18, n. 6, p. 260-264, 2010.

DAUBENMIER, Jennifer et al. Mindfulness Intervention for Stress Eating to Reduce Cortisol and Abdominal Fat among Overweight and Obese Women: An Exploratory Randomized Controlled Study. Journal of Obesity, (pp. 1-13), 2011.

KATTERMAN, Shawn N. et al. Mindfulness meditation as an intervention for binge eating, emotional eating, and weight loss: a systematic review. Eating behaviors, v. 15, n. 2, p. 197-204, 2014.

The Center for Mindful Eating: The Principles of Mindful Eating, 2013.

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