Nicho de Mercado: Você Já Escolheu o Seu?

Compartilhe!

Sumário

Nicho de Mercado

Atualmente, a Nutrição é umas das áreas que mais vem recebendo visibilidade e interesse, contando hoje com cerca de 131 mil Nutricionistas formados no Brasil. O crescimento e a evolução da área, levou a sua maior segmentação, criando-se novos Nichos de Mercado para a atuação do Nutricionista.

Por definição, o nicho de mercado é uma segmentação ou recorte de um mercado, isto é, a identificação de um grupo menor dentro de um setor. Sabe-se que o mercado da Nutrição é extremamente amplo, dentro dele conseguimos observar inúmeros nichos, cada um abrangendo um público diferente, que por sua vez, possuem  necessidades e interesses específicos, como por exemplo: praticantes de atividade física e atletas, vegetarianos e veganos, pacientes oncológicos, gestantes e crianças, etc.

Um dos maiores erros cometidos pelos Nutricionistas recém-formados é atuar como um generalista, atendendo qualquer tipo de paciente. Isso porque quando não se estabelece um nicho de atuação, mais difícil será para ele se destacar.

Nesse sentido, um Nutricionista especialista ou especializado em um determinado segmento possui maiores chances de ser reconhecido e valorizado, já que este profissional conhece a fundo o seu público, logo, estará mais apto para compreender e resolver problemas do seu nicho, resultando em pacientes satisfeitos e fidelizados. Em outras palavras, tendo seu nicho de atuação fica muito mais fácil prestar ao paciente aquele atendimento de excelência que o tornará o nutricionista inesquecível e não apenas mais um no caminho dele.

Diante disso, é fundamental definir o seu nicho de mercado, não apenas para escolher uma área de atuação, mas também principalmente em:

  • Ganhar autoridade no nicho de mercado escolhido
  • Maior qualidade no atendimento = pacientes fidelizados na nutrição
  • Menos concorrência

​Sabendo da importância da especialização para o Nutricionista, separamos um passo a passo que vai te ajudar na escolha do seu nicho de mercado. Confira as super dicas abaixo:


Passo 1: Analise os nichos de mercado de interesse

Qual área você dominava na graduação? Qual assunto você tem maior afinidade ou interesse de estudar? Qual público de pacientes você se identifica mais para trabalhar diariamente? Essas são três perguntas básicas para se fazer antes de escolher o seu nicho, elas vão ajudar a você refletir sobre o assunto e dar o pontapé inicial da sua tomada de decisão.


Passo 2: Conheça a fundo a área na qual você pretende ingressar 

Busque saber mais sobre os seus nichos de interesse, seja fazendo cursos de atualização de nutrição ou frequentando palestras, workshops sobre o tema, etc. Isso com certeza dará uma visão mais abrangente da sua futura área de atuação.


Passo 3: Conheça o seu Público-Alvo 

Uma etapa fundamental na escolha do seu nicho de mercado é conhecer o seu futuro público-alvo, isto é, suas necessidades, desafios, estilo de vida, etc. Quanto mais informações sobre o público-alvo melhor, uma vez que a partir delas você conseguirá definir corretamente o seu nicho de mercado.


Passo 4: Defina o seu Nicho de Mercado

Agora você já deve ter uma ideia sobre qual nicho de mercado atuar, mas antes precisa saber identificá-lo:

  • Geograficamente: Onde está o seu público-alvo? No bairro aonde você mora, ou em bairros vizinhos? É importante também definir o local de atuação de acordo com seu nicho, pois não necessariamente ele estará próximo da região onde você reside.

  • Demograficamente: Aqui a gente consegue estabelecer fatores específicos como idade, gênero, nível de renda e nível de escolaridade. Você vai atender apenas mulheres ou ambos os sexos? Qual a faixa etária do seu público-alvo? Entre 18 e 45 anos? Possui grau superior ou ensino médio completo?

  • Através de demanda: É preciso também avaliar se há demanda para o seu nicho de mercado. Há uma demanda para o tipo de serviço que você quer oferecer? A concorrência está saturando o nicho? Vale a pena investir no nicho de mercado que você escolheu?

Seguindo essas dicas ficará mais fácil fazer a escolha do seu nicho de mercado, e você será capaz de traçar estratégias mais eficientes para ele, e maiores serão as chances de impactar positivamente a vida do seus pacientes.

Quer saber mais sobre Marketing para Nutricionistas? Então você está no lugar certo! Venha fazer o Curso de Atualização em Personal Diet e Marketing aplicado ao Nutricionista!

Faça a sua matrícula na Pós-graduação Online em Nutrição Clínica e Metabolismo! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

Nutricionista Clara Machado

Deixe um comentário

Veja também

Alergia Alimentar Infantil Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais
Nutrição Clínica

Alergia Alimentar Infantil: Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais

Fala a verdade: se um paciente com alergia alimentar infantil fosse ao seu consultório hoje, você saberia o passo a passo para atendê-lo com tranquilidade e excelência? Pois chegou a hora de ter um conhecimento ainda mais profundo na nutrição pediátrica!  Neste guia você saberá como acontece o diagnóstico, o tratamento e quais as orientações

Leia mais »
Pós Graduação em Nutrição Esportiva
Nutrição Clínica

Pós-graduação em Nutrição Esportiva: Capacitação profissional para atender atletas e praticantes de atividade física

Chegou a hora de unir saúde e alta performance! A pós-graduação em nutrição esportiva colocará seus atendimentos em um novo nível! Para que você tenha uma visão geral sobre a área, criamos um guia com as informações mais relevantes, desde os conteúdos que devem ser estudados às melhores oportunidades com atletas e praticantes de atividade

Leia mais »
Nutrição na Modulação do Ciclo Menstrual
Nutrição Clínica

Nutrição na modulação do ciclo menstrual

Sabia que a Nutrição na modulação do ciclo menstrual pode ajudar suas pacientes a terem uma TPM mais tranquila? Poucos profissionais percebem, mas a alimentação tem um papel fundamental na saúde da mulher. Estudos recentes mostram que alguns nutrientes podem influenciar positivamente no bem-estar feminino, aliviando a tensão pré-menstrual e prevenindo ou tratando outros problemas.

Leia mais »
erapia alimentar como funciona e por que se especializar
Nutrição Clínica

Terapia alimentar: como funciona e por que se especializar?

Diga olá para a terapia alimentar, o conhecimento que faltava para você melhorar a vida dos seus pacientes e conseguir uma boa remuneração! Esse campo de atuação te fará atender com maestria os públicos mais variados: de crianças com dificuldades alimentares até adultos que desejam tratar ou prevenir doenças. Ao longo deste artigo, você saberá

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.