Cabeçalho do artigo Nutrição Integrativa e Fitoterapia Funcional: Desvendando o Potencial das Abordagens Integrativas

Nutrição Integrativa e Fitoterapia Funcional: Desvendando o Potencial das Abordagens Integrativas

Compartilhe!

Sumário

Você já ouviu falar da nutrição integrativa? Essa nova abordagem, combinada com a fitoterapia funcional, tem um potencial enorme de prevenir doenças e promover bem-estar nos seus pacientes!

Por isso, os nutricionistas que buscam realizar ótimos atendimentos em clínicas, consultórios e hospitais precisam aprofundar seus conhecimentos nessa área que está em pleno crescimento.

Para facilitar a sua vida, preparamos um conteúdo que te ajudará a entender os princípios da nutrição integrativa, como ela se relaciona com a fitoterapia funcional e quais os passos para você se tornar um especialista no assunto. Olha só!

Entenda como funciona a nutrição integrativa

Muito importante para os dias atuais, a nutrição integrativa é um tipo de conduta que tenta compreender e tratar a pessoa como um todo, considerando não apenas fatores sobre alimentação, mas também aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais.

Embora a ideia estivesse presente na medicina por vários séculos, foi apenas na década de 1990 que a abordagem começou a ganhar força na nutrição e passou a ser difundida.

Imagem ilustrativa do trecho

Uma das principais características da área é tentar identificar as causas implícitas dos problemas de saúde, levando em conta alimentação, estilo de vida, estresse, histórico familiar, ambiente e questões emocionais.

A partir dessas informações, a nutricionista integrativa deve desenvolver um plano de tratamento personalizado para alcançar os objetivos esperados.

E a fitoterapia funcional, o que é?

Por sua vez, a fitoterapia funcional é bem mais conhecida pelos profissionais de saúde. Ela mescla os princípios da medicina funcional com o uso de ervas medicinais para promover a saúde e tratar doenças.

De forma simples, essa área estuda os compostos ativos presentes nas plantas e como essas substâncias agem no corpo humano. Com base nisso, são usados fitoterápicos na pediatria, na saúde da mulher e no tratamento geral de pessoas que desejam ser mais saudáveis.

Vale destacar que tais suplementos e ervas devem ser utilizados de forma individual, levando em consideração o estado de saúde e as necessidades do paciente. Existem algumas legislações sobre fitoterapia que falam sobre as regras de prescrições de uso.      

Princípios da nutrição integrativa

Agora que sabemos o básico sobre as duas áreas, é hora de sair do superficial e entender com profundidade os pontos mais importantes para a prática clínica.

Imagem ilustrativa do trecho sobre princípios da nutrição integrativa.

A nutrição integrativa é baseada em vários pilares que orientam sua abordagem holística e personalizada. Confira os principais!

1) Foco central no paciente

Assim como outras linhas populares, a nutrição integrativa coloca o paciente no centro do cuidado, frisando que cada indivíduo é único e possui demandas e objetivos específicos. A diferença é que aqui existe um maior incentivo para que a pessoa participe ativamente do plano que será proposto.

Então o nutricionista ouve atentamente as demandas do indivíduo, respeita suas preferências e colabora com ele na definição de metas realistas. Após, são explicados os melhores caminhos de tratamento e qual é o mais indicado, deixando o paciente livre para tomar a decisão.

2) Tratamento da pessoa como um todo 

Quem disse que uma pessoa saudável é resultado apenas de uma alimentação adequada? Apesar da dieta ter papel fundamental na nossa saúde, a nutrição integrativa entende que outros fatores também são responsáveis por um bem-estar completo.

Por exemplo, ao atender um paciente com obesidade, vocêl precisa ficar de olho nos hábitos alimentares, mas também no estresse emocional, no sono inadequado, na falta de atividade física e em outras causas que normalmente contribuem para o excesso de gordura corporal.

Ter essa visão para o todo fica mais fácil quando se faz uma pós-graduação em nutrição clínica e metabolismo e se estuda os gatilhos que provocam as doenças mais populares. 

3) Prevenção de doenças

 Mais do que tratar doenças, a nutrição integrativa tem como propósito prevenir males por meio de estratégias adequadas de estilo de vida.

De fato, a dieta desequilibrada, o sedentarismo e outras situações do cotidiano aumentam as chances de surgirem doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade, câncer e outras enfermidades. Melhorar hábitos nessas áreas naturalmente evitará diversos males. 

4) Colaboração entre profissionais de saúde 

         Por fim, também existe um grande incentivo a um trabalho multidisciplinar entre os profissionais de saúde.

A abordagem reconhece que nenhum especialista possui todo o conhecimento para sanar as várias dimensões da saúde de um indivíduo de forma geral. Portanto, o trabalho em equipe pode fornecer um cuidado integrado e holístico.

Assim, cada profissional contribui com sua especialidade e divide informações relevantes nas reuniões, discussões de casos e troca de experiências semanais. 

Como a nutrição integrativa e a fitoterapia andam juntas

Quando utilizadas em conjunto, a nutrição integrativa e a fitoterapia funcional podem potencializar os benefícios uma da outra.

A alimentação adequada e equilibrada fornecida pela nutrição integrativa pode ser um bom auxiliador no uso de fitoterápicos, ajudando a otimizar a absorção e a utilização desses compostos, tornando-os mais efetivos para prevenir ou tratar sintomas.

Por sua vez, a fitoterapia, ao estar no plano da nutrição integrativa, tem o poder de auxiliar na resolução de muitos problemas de saúde. Por exemplo, há estudos que mostram como algumas plantas medicinais são benéficas no tratamento de doenças emocionais. Confira o curso Modulação Fitoterápica na Ansiedade para saber mais!

Dessa maneira, as duas ciências podem trabalhar juntas na avaliação do paciente, na identificação de possíveis interações entre alimentos e fitoterápicos e na adaptação do tratamento de acordo com os objetivos estabelecidos.

Benefícios para cada fase da vida 

Em cada fase da vida, o corpo humano tem demandas específicas e possíveis desafios a serem enfrentados. Com o auxílio da nutrição integrativa e da fitoterapia funcional, algumas situações são resolvidas mais facilmente.

Imagem ilustrativa do trecho sobre os benefícios em cada fase da vida.

Nas próximas linhas você verá como essas áreas podem ser úteis na época da infância, ao longo da vida adulta e no tempo da terceira idade. 

Infância

Pouca gente percebe, mas a nutrição integrativa pode desempenhar um papel vital na promoção da saúde e bem-estar das crianças.

Ao reconhecer a importância de adaptar a alimentação e o estilo de vida às necessidades individuais de cada criança, a nutricionista integrativa elabora o plano alimentar na nutrição infantil de olho na idade, estágio de desenvolvimento, preferências alimentares e demandas nutricionais específicas do paciente, algo fundamental para o sucesso do tratamento.

Já a fitoterapia funcional também pode ser útil, pois algumas plantas medicinais possuem propriedades que fortalecem o sistema imunológico infantil, alivia desconfortos intestinais e auxilia no equilíbrio emocional.

No entanto, é bom lembrar que não deve haver uso indiscriminado de fitoterápicos em nenhuma fase da vida.Tenha atenção na hora da prescrição. 

Vida adulta

Pensa rápido: quais as maiores dificuldades da vida adulta em relação à saúde e bem-estar? A nutrição integrativa pode ser eficaz na maioria delas!

Como essa área pensa no indivíduo como um todo, ela pode colaborar na resolução da obesidade, da ansiedade, do estresse emocional, da hipertensão arterial, do diabetes tipo II, do sedentarismo e de vários outros problemas.

Por meio de um plano alimentar individualizado, orientações para o dia a dia e encaminhamento para outros profissionais de saúde, a nutrição integrativa contribui para um bem-estar duradouro.

De modo parecido, a fitoterapia funcional pode ser uma abordagem complementar importante, tanto no emagrecimento, quanto no tratamento das doenças específicas há pouco citadas. Saiba onde e como estudar as plantas medicinais fitoterápicas no nosso site! 

Terceira idade 

A importância do cuidado nutricional em geriatria é algo que todo nutricionista tem em mente, afinal é a fase da vida que o organismo naturalmente tem mais dificuldade.

Ao fornecer um cuidado personalizado e holístico para o idoso, há maiores chances de ofertar uma variedade de nutrientes essenciais para o corpo, como vitaminas, minerais, antioxidantes, ômega-3 e fibras.

Esses nutrientes desempenham papéis importantes na saúde óssea, função cerebral, saúde do coração, imunidade e controle do peso, entre outros aspectos relacionados ao envelhecimento saudável.

A fitoterapia funcional, por outro lado, tem potencial para ser um importante suporte na saúde cardiovascular, digestiva e imunológica dos idosos. Plantas medicinais como alho, espinheiro branco, oliveira, hortelã-pimenta e cúrcuma são conhecidas por terem alguns desses benefícios.

Nutrição Integrativa na Promoção da Saúde da Mulher 

Para fechar este guia, devemos lembrar do valor da nutrição integrativa na promoção da saúde da mulher.

A conduta nutricional considera a saúde reprodutiva feminina desde a fase de planejamento da gravidez até a menopausa. Ela oferece orientações alimentares para promover a fertilidade, o suporte adequado à gestação, a amamentação e o manejo dos sintomas da menopausa.

Além disso, é dada uma grande importância para as questões emocionais e hormonais da mulher, pois são dois aspectos que influenciam diretamente o bem-estar na família, no trabalho e nos relacionamentos.

Aumente o nível dos seus atendimentos! Faça a pós da NutMed!

Chegou a hora de se destacar na clínica, consultório ou hospital em que você trabalha! Estão abertas as inscrições para a pós-graduação em Nutrição Clínica Integrativa e Fitoterapia Funcional!

Você será mestre em combinar estratégias da nutrição funcional, fitoterapia e outras terapias complementares, com uma abordagem integral da saúde. Isso ajudará seus pacientes a alcançarem os objetivos de forma mais rápida, duradoura e saudável!

Estar entre as primeiras nutricionistas integrativas da sua cidade é uma oportunidade de ouro para colocar sua carreira em um patamar superior.

Não perca a chance, garanta a sua vaga na especialização em Nutrição Clínica Integrativa e Fitoterapia Funcional!

Chamada para os cursos da Nutmed

Deixe um comentário

Veja também

Alergia Alimentar Infantil Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais
Nutrição Clínica

Alergia Alimentar Infantil: Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais

Fala a verdade: se um paciente com alergia alimentar infantil fosse ao seu consultório hoje, você saberia o passo a passo para atendê-lo com tranquilidade e excelência? Pois chegou a hora de ter um conhecimento ainda mais profundo na nutrição pediátrica!  Neste guia você saberá como acontece o diagnóstico, o tratamento e quais as orientações

Leia mais »
Pós Graduação em Nutrição Esportiva
Nutrição Clínica

Pós-graduação em Nutrição Esportiva: Capacitação profissional para atender atletas e praticantes de atividade física

Chegou a hora de unir saúde e alta performance! A pós-graduação em nutrição esportiva colocará seus atendimentos em um novo nível! Para que você tenha uma visão geral sobre a área, criamos um guia com as informações mais relevantes, desde os conteúdos que devem ser estudados às melhores oportunidades com atletas e praticantes de atividade

Leia mais »
Nutrição na Modulação do Ciclo Menstrual
Nutrição Clínica

Nutrição na modulação do ciclo menstrual

Sabia que a Nutrição na modulação do ciclo menstrual pode ajudar suas pacientes a terem uma TPM mais tranquila? Poucos profissionais percebem, mas a alimentação tem um papel fundamental na saúde da mulher. Estudos recentes mostram que alguns nutrientes podem influenciar positivamente no bem-estar feminino, aliviando a tensão pré-menstrual e prevenindo ou tratando outros problemas.

Leia mais »
erapia alimentar como funciona e por que se especializar
Nutrição Clínica

Terapia alimentar: como funciona e por que se especializar?

Diga olá para a terapia alimentar, o conhecimento que faltava para você melhorar a vida dos seus pacientes e conseguir uma boa remuneração! Esse campo de atuação te fará atender com maestria os públicos mais variados: de crianças com dificuldades alimentares até adultos que desejam tratar ou prevenir doenças. Ao longo deste artigo, você saberá

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.