Nutrição pediátrica- Educação Alimentar e Nutricional em Pediatria
Segundo o Ministério da Saúde, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) se configura como um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, intersetorial e multiprofissional, que utiliza diferentes abordagens educacionais. São ações que envolvem indivíduos ao longo de todo o curso da vida, grupos populacionais e comunidades, considerando as interações e significados que compõem o comportamento alimentar na Nutrição pediátrica.
Seu objetivo é contribuir para a realização do direito humano à alimentação adequada e garantia da segurança alimentar e nutricional (SAN), a valorização da cultura alimentar, a sustentabilidade e a geração de autonomia para que as pessoas, grupos e comunidades estejam empoderados para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a melhoria da qualidade de vida. A EAN é entendida como processo de diálogo entre profissionais de saúde e a população, visando a autonomia e ao autocuidado.
Falar em nutrição pediátrica EAN para crianças, envolve ainda conceitos como prevenção de doenças cada vez mais frequentes na infância como obesidade, hipercolesterolemia, diabetes, entre outras. A obesidade infantil é apontada pela OMS como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. A estimativa é que em 2025 o número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo chegue a 75 milhões caso nada seja feito.
Recentemente, em maio deste ano, foi aprovada lei que inclui no currículo escolar o tema EAN no ensino fundamental e médio. A intenção desta medida é reduzir a obesidade infantil, além de assegurar informações sobre alimentação saudável aos cidadãos desde novos.
O que há de novo na Nutrição pediátrica?
As grandes mudanças que aconteceram na sociedade ao longo dos últimos anos podem explicar mais diretamente as diferenças das crianças de hoje. A primeira grande mudança é que os próprios adultos já não são mais exemplo de submissão e obediência. Antigamente, a mãe obedecia qualquer ordem dada pelo pai, porque isso era culturalmente aceitável. Ou seja, poucas pessoas questionavam a ideia de que a decisão do pai era definitiva.
Atualmente, todos os grupos minoritários exigem seus direitos de igualdade e dignidade de forma absoluta. As crianças estão simplesmente seguindo os exemplos que observam ao seu redor. Elas querem ser tratadas com dignidade e respeito. Obviamente, que as crianças não merecem todos os direitos que advêm de maior experiência, habilidade e maturidade. A liderança e orientação por parte do adulto são muito importantes no processo de desenvolvimento.
1- Jogos x Estratégias na Nutrição pediátrica
Disciplina positiva
É uma abordagem baseada em respeito mútuo e cooperação. Incorpora gentileza e firmeza ao mesmo tempo como fundamentos para ensinar competências de vida na responsabilidade. Um dos conceitos mais importantes nessa abordagem é que crianças são mais propensas a seguir regras que elas ajudaram a estabelecer. Elas aprendem a tomar decisões eficientes com autoconceitos mais saudáveis quando aprendem a ser membros que contribuem com a família, a classe e a sociedade.
Ex: Levar a criança à feira e pedir ajuda para escolher frutas, legumes e verduras para o cardápio; estimular que a criança ajude no preparo de algumas receitas, na elaboração do lanche para a escola dando 2 a 3 opções saudáveis para que ela possa escolher, sem abrir muito o leque de possibilidades (gentileza e firmeza).
2- Estratégias de Coaching
Busca desenvolver habilidades de clareza, comprometimento e autonomia. A ideia é conversar com a criança sobre a importância dos alimentos e pedir ajuda dela para traçar metas para melhorar a alimentação.
Ex: Ter 5 cores no prato; comer 3 frutas ao dia; beber 8 copos de água; provar 1 legume novo por semana, etc. Montar uma tabela e colocar em algum lugar de fácil visualização e todos os dias preencher junto com a criança, valorizando todos os pequenos progressos.
3- Mindfulness/ Mindful Eating
É uma prática de atenção plena ao momento presente que leva a um estado mental de ampliação da consciência, para reduzir os níveis de estresse mental e emocional. Aplicado para crianças, essa técnica melhora entre outras coisas, o foco, a atenção e regula níveis de ansiedade. Quando voltada para a alimentação, essa técnica visa trabalhar sensações de fome x saciedade e estimular percepções sobre texturas, formatos e sabores de cada alimento tornando a alimentação muito mais atrativa e interessante, além de ajudar a prevenir compulsão alimentar por ansiedade.
Ex: Estimular que a criança toque no alimento, sinta a textura e o cheiro, feche os olhos e sinta o movimento do alimento ao ser mastigado e engolido.
Alimentação consciente x Sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade está cada vez mais presente em nossa rotina e é muito importante que ele seja lembrado quando o assunto é EAN das crianças. É preciso incentivar o consumo de alimentos orgânicos, a prática da coleta seletiva e redução do uso de utensílios e embalagens plásticas, visando proteger o meio ambiente.
Ex: Plantar uma horta e/ou vasinhos de temperos em casa, usar lixeira seletiva e ensinar sobre a importância dessa prática para o bem do planeta.
Conclusão
As estratégias de EAN podem e devem ser iniciadas desde as primeiras fases da vida visando a formação de hábitos alimentares, prevenção de doenças e qualidade de vida na infância e na vida adulta. Cabe ao profissional de saúde estar atento às fases de desenvolvimento da criança, às mudanças no padrão de comportamento da sociedade e nos modelos de família atuais, buscando constante atualização nas diferentes abordagens para que os pais e cuidadores consigam cumprir a missão de educar o paladar e ajudar as crianças nas escolhas mais saudáveis.
Quem somos
A NutMed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes.
Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!
Estamos localizados na Rua da Quitanda, 187/3º andar, no centro do Rio de Janeiro, capital.
Nossas Salas oferecem todo conforto necessário ao aluno, que conta com salas climatizadas, equipadas com datashow, tela de projeção, quadro branco e confortáveis cadeiras universitárias.
Investimento: Oferecer material didático e aulas de qualidade, sempre com embasamento científico. Fazer do estudo um momento empolgante e dinâmico!
Missão: Honestidade e respeito aos nossos alunos e colaboradores. Atualização e aprendizado contínuos. Compromisso com os resultados.
Receba todo o conteúdo programático dos cursos de Pós-graduação Nutmed/Ensine.