Estresse e Síndrome do Intestino Irritável (SII)

Compartilhe!

Sumário

Síndrome do Intestino Irritável

O que é a Síndrome do Intestino Irritável (SII)?

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal (GI) caracterizado por hábitos intestinais alterados (diarreia e/ou constipação), dor abdominal intermitente e outros sintomas gastrointestinais como inchaço e flatulência na ausência de anormalidades estruturais detectáveis no intestino, ou seja, na ausência de doença orgânica. É um dos distúrbios mais comuns encontrados na prática clínica, porém um dos menos compreendidos.

A patogênese é considerada complexa e a fisiopatologia ainda é um enigma. Alguns fatores etiológicos já foram identificados. Um dos mais importantes é a interrupção da comunicação adequada “cérebro-intestino” que leva à hipersensibilidade visceral. Possivelmente, a hipersensibilidade visceral pode ser secundária à ativação das células imunes e à inflamação de baixo grau no trato gastrointestinal.

Síndrome do Intestino Irritável

Como ocorre a SII e principais fatores

A origem dessa inflamação parece multifatorial, envolvendo, principalmente, predisposição genética, estresse crônico, disbiose e hiperpermeabilidade intestinal.

O estresse é um importante fator relacionado ao aparecimento e à exacerbação das crises da SII, pois o fato de estressar-se desencadeia sintomas. Não é totalmente claro como estresse, ansiedade e síndrome do intestino irritável estão relacionados – ou o que vem em primeiro lugar -, mas os estudos mostram que eles tendem a coexistir.

Atualmente, admite-se que os fatores emocionais não devem ser considerados como a causa isolada da SII, mas sim, especialmente, como condições agravantes do quadro. Os indivíduos que apresentam a SII juntamente com o diagnóstico de depressão, pânico ou ansiedade, provavelmente, apresentarão a exacerbação dos sintomas intestinais nos períodos de maior desordem emocional.

Como a Nutrição pode ajudar no tratamento

Dessa maneira, a abordagem nutricional integrativa, com orientações adequadas é peça fundamental no tratamento desse paciente, sendo muito importante que o nutricionista se capacite para realizar o atendimento adequado frente ao estresse emocional crônico, uma realidade da vida moderna.

Faça a sua matrícula na Pós-graduação Online em Nutrição Clínica e Metabolismo! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

Deixe um comentário

Veja também

Alergia Alimentar Infantil Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais
Nutrição Clínica

Alergia Alimentar Infantil: Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais

Fala a verdade: se um paciente com alergia alimentar infantil fosse ao seu consultório hoje, você saberia o passo a passo para atendê-lo com tranquilidade e excelência? Pois chegou a hora de ter um conhecimento ainda mais profundo na nutrição pediátrica!  Neste guia você saberá como acontece o diagnóstico, o tratamento e quais as orientações

Leia mais »
Pós Graduação em Nutrição Esportiva
Nutrição Clínica

Pós-graduação em Nutrição Esportiva: Capacitação profissional para atender atletas e praticantes de atividade física

Chegou a hora de unir saúde e alta performance! A pós-graduação em nutrição esportiva colocará seus atendimentos em um novo nível! Para que você tenha uma visão geral sobre a área, criamos um guia com as informações mais relevantes, desde os conteúdos que devem ser estudados às melhores oportunidades com atletas e praticantes de atividade

Leia mais »
Nutrição na Modulação do Ciclo Menstrual
Nutrição Clínica

Nutrição na modulação do ciclo menstrual

Sabia que a Nutrição na modulação do ciclo menstrual pode ajudar suas pacientes a terem uma TPM mais tranquila? Poucos profissionais percebem, mas a alimentação tem um papel fundamental na saúde da mulher. Estudos recentes mostram que alguns nutrientes podem influenciar positivamente no bem-estar feminino, aliviando a tensão pré-menstrual e prevenindo ou tratando outros problemas.

Leia mais »
erapia alimentar como funciona e por que se especializar
Nutrição Clínica

Terapia alimentar: como funciona e por que se especializar?

Diga olá para a terapia alimentar, o conhecimento que faltava para você melhorar a vida dos seus pacientes e conseguir uma boa remuneração! Esse campo de atuação te fará atender com maestria os públicos mais variados: de crianças com dificuldades alimentares até adultos que desejam tratar ou prevenir doenças. Ao longo deste artigo, você saberá

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.