Sintomas digestivos na gestação: como a Nutrição pode ajudar?

Compartilhe!

Sumário

gestação

A gestação é um período do ciclo feminino em que a mulher passa por diversas mudanças físicas e emocionais. Dentre as diversas mudanças que a mulher experimenta nessa fase, uma das mais comuns são os sintomas digestivos. A gestante pode apresentar náuseas, vômitos, pirose e constipação intestinal. Alguns desses sintomas ocorrem por questões hormonais e outros por questões mecânicas para a manutenção da própria gestação.

gestação

Sintomas do 1º Semestre

Os enjoos e vômitos são extremamente comuns no 1º trimestre, sendo que três quartos de todas as gestantes terão esse sintoma. A náusea é uma sensação desagradável no abdome que, pode terminar em vômito. O vômito, ou êmese, é a eliminação forçada do conteúdo gástrico pela boca. A náusea e o vômito são causados pela ativação do centro do vômito, localizado no cérebro. Na gestação, a náusea é muito comum pela manhã ou quando a mulher fica longos períodos em jejum. Algumas gestantes podem desenvolver um quadro mais grave chamado de hiperêmese gravídica, caracterizado por náuseas e vômitos prolongados e incoercíveis, que ocasionam desidratação, distúrbios hidreletrolíticos e perda de peso significativa.

Algumas das orientações para minimizar tais sintomas são: alimentação mais frequente, realização da ceia, consumo de alimentos mais sólidos ao acordar, consumo de alimentos a temperatura mais fria, uso de gengibre em preparações, consumo hídrico adequado, evitando a desidratação.

Sintomas do 2º Semestre

A pirose ou azia é outro sintoma clássico do processo gestacional, mais comum no 2º trimestre por questões mecânicas, já que nesse momento o útero começa a se inserir na cavidade abdominal de forma mais proeminente e pode levar a certa compressão de estruturas adjacentes, como o estômago. Assim, o conteúdo gástrico pode refluir para o esôfago levando a sensação de queimação e mal estar. Uma orientação importante é fracionar a alimentação, evitando o consumo de grandes volumes em uma mesma refeição.

A constipação intestinal também é uma condição muito comum ao longo da gestação e é causada por alterações hormonais, estruturais e mudanças no padrão alimentar. Em geral, causa muito desconforto e pode ser referida como fezes mais endurecidas que o habitual, alteração na frequencia de evacuação e esforço ao evacuar. Nesse caso, deve-se estimular o consumo de frutas com casca e bagaço, verduras (sempre muito bem lavados), farelos em geral, alimentos integrais, além de uma adequada ingestão hídrica para uma boa formação de bolo fecal, levando a melhora no processo evacuatório.

Dessa forma, o ideal é que a gestante procure um nutricionista para a estruturação de um planejamento alimentar individualizado para que tais condições não prejudiquem o crescimento e desenvolvimento fetal e para que tais sintomas possam ser minimizados.

 

Referências:

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Guia prático de
condutas – Como lidar com náuseas e vômitos na gestação: recomendação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. 2013.

Faça a sua matrícula na Pós-graduação Online em Nutrição na Obstetrícia, Pediatria e Adolescência! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

Veja também

Alergia Alimentar Infantil Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais
Nutrição Clínica

Alergia Alimentar Infantil: Diagnóstico, Tratamento e Orientações Nutricionais

Fala a verdade: se um paciente com alergia alimentar infantil fosse ao seu consultório hoje, você saberia o passo a passo para atendê-lo com tranquilidade e excelência? Pois chegou a hora de ter um conhecimento ainda mais profundo na nutrição pediátrica!  Neste guia você saberá como acontece o diagnóstico, o tratamento e quais as orientações

Leia mais »
Pós Graduação em Nutrição Esportiva
Nutrição Clínica

Pós-graduação em Nutrição Esportiva: Capacitação profissional para atender atletas e praticantes de atividade física

Chegou a hora de unir saúde e alta performance! A pós-graduação em nutrição esportiva colocará seus atendimentos em um novo nível! Para que você tenha uma visão geral sobre a área, criamos um guia com as informações mais relevantes, desde os conteúdos que devem ser estudados às melhores oportunidades com atletas e praticantes de atividade

Leia mais »
Nutrição na Modulação do Ciclo Menstrual
Nutrição Clínica

Nutrição na modulação do ciclo menstrual

Sabia que a Nutrição na modulação do ciclo menstrual pode ajudar suas pacientes a terem uma TPM mais tranquila? Poucos profissionais percebem, mas a alimentação tem um papel fundamental na saúde da mulher. Estudos recentes mostram que alguns nutrientes podem influenciar positivamente no bem-estar feminino, aliviando a tensão pré-menstrual e prevenindo ou tratando outros problemas.

Leia mais »
erapia alimentar como funciona e por que se especializar
Nutrição Clínica

Terapia alimentar: como funciona e por que se especializar?

Diga olá para a terapia alimentar, o conhecimento que faltava para você melhorar a vida dos seus pacientes e conseguir uma boa remuneração! Esse campo de atuação te fará atender com maestria os públicos mais variados: de crianças com dificuldades alimentares até adultos que desejam tratar ou prevenir doenças. Ao longo deste artigo, você saberá

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.