Técnica Dietética
Esse conteúdo irá proporcionar para você que é estudante ou profissional da Nutrição, um pouco mais de conhecimento sobre a técnica dietética.
Na última década, em diversas partes do mundo, a demanda por alimentos e bebidas saudáveis vem crescendo de forma continuada, mas a ideia do alimento como “promotor de saúde” não é nova. Há 2400 anos, Hipócrates dizia: “Que o teu alimento seja o teu remédio, e que o teu remédio seja o teu alimento”.
Atualmente, os avanços nas pesquisas científicas permitiram disseminar conhecimentos importantes sobre os conceitos alimentação – saúde – doença, e, apoiar a ideia de que muitos alimentos podem, além de cumprir as necessidades nutricionais básicas, trazer benefícios para a saúde através da técnica dietética.
São muitas as informações com fácil acesso na mídia sobre nutrição e alimentos saudáveis e funcionais, além de diversos produtos com esse apelo disponíveis nos mercados. Mas afinal, que alimentos são esses? São superpoderosos? Apresentam elevados teores de uma determinada substância/nutriente?
Enquanto a legislação Brasileira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Resolução de Diretoria Colegiada – RDC número 2/2002) não define “alimento funcional”, mas sim “alegação de propriedade funcional e/ou de saúde de um determinado alimento, que seja seguro para consumo sem supervisão médica, e que não faça referência à cura ou prevenção de doenças”, por outro lado, a Associação Dietética Americana (ADA, 2009), declara que o consumo de alimentos funcionais (alimentos in natura, alimentos modificados – enriquecidos, fortificados e alimentos para uso dietético especial) proporciona benefícios à saúde que vão além da necessidade básica de nutrir, podendo reduzir o risco de desenvolvimento de determinadas doenças e/ou promover saúde.
Compostos bioativos são diversos componentes alimentares, que variam em relação à estrutura e função química e que normalmente ocorrem em pequenas quantidades nos alimentos. Esses compostos vêm sendo muito estudados e são responsáveis, em parte, pelos efeitos positivos na saúde relacionado ao consumo dos alimentos funcionais.
Eles podem ser classificados em: carotenoides (exemplo: β-caroteno e licopeno), compostos fenólicos – ácidos fenólicos (exemplo: ácido clorogênico e ácido caféico), flavonoides (exemplo: catequinas e antocianinas), estilbeno (exemplo: resveratrol) e compostos organossulfurados. Outros componentes alimentares, como as fibras solúveis (β-glucana), fitoesteróis, prebióticos (frutooligossacarídeos, inulina), e também, os probióticos, quando consumidos como parte da alimentação diversificada e equilibrada, desempenham efeitos benéficos à saúde. Existem diversos tipos de alimentos funcionais disponíveis no mercado: alimentos frescos in natura e desidratados (frutas, hortaliças), produtos lácteos, produtos à base de soja e bebidas, por exemplo.
Em particular, o consumo de bebidas com alegações funcionais faz parte habitual da rotina alimentar, principalmente pela praticidade e conveniência:
- Bebidas à base de frutas cítricas, de uva e de frutas vermelhas (berries), por exemplo,
- Chá de Camelia sinensis (chá branco, chá verde, chá preto) e chás herbais (camomila, hibisco, por exemplo);
- Mate verde e mate tostado;
- Bebidas de café;
- Bebidas à base de cacau;
- Bebidas lácteas.
Além das bebidas tradicionais, outras bebidas inovadoras, com diversas propriedades funcionais vêm sendo incorporadas na nossa rotina:
- Bebidas vegetais (bebida de aveia, bebida de arroz, bebida de amêndoas);
- Bebidas fermentadas e probióticas (kefir, kombucha)
Com o intuito de preservar as propriedades funcionais, é fundamental entender, não só a composição dessas bebidas, mas também as diferentes formas de preparo e/ou combinações:
- Suco de fruta in natura puro ou blends ou smoothies;
- Chás a granel ou sachê ou liofilizado ou blends;
- Café em grãos torrado feito em diversas formas de preparo, café solúvel;
- Kefir de água, kefir de leite.
A técnica dietética adequada pode maximizar o teor de compostos bioativos e potencializar o uso dessas bebidas em diversas situações clínicas, por exemplo:
- Obesidade e emagrecimento;
- Doença cardiovascular;
- Infecção urinária;
- Disbiose, funcionamento intestinal irregular;
- Alergia à proteína do leite e intolerância à lactose.
Conhecer os diferentes tipos de bebidas funcionais, as diferentes combinações e formas de preparo, permitirá escolher o tipo de bebida mais indicada para nossos pacientes e clientes, além de diversificar as opções de consumo para garantir todos os benefícios possíveis e otimizar a prática clínica.
Quem somos
A NutMed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes.
Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!
Estamos localizados na Rua da Quitanda, 187/3º andar, no centro do Rio de Janeiro, capital.
Nossas Salas oferecem todo conforto necessário ao aluno, que conta com salas climatizadas, equipadas com datashow, tela de projeção, quadro branco e confortáveis cadeiras universitárias.
Investimento: Oferecer material didático e aulas de qualidade, sempre com embasamento científico. Fazer do estudo um momento empolgante e dinâmico!
Missão: Honestidade e respeito aos nossos alunos e colaboradores. Atualização e aprendizado contínuos. Compromisso com os resultados.
Receba todo o conteúdo programático dos cursos de Pós-graduação Nutmed/Ensine.