A relação do diabetes com Alzheimer e o papel preventivo da Nutrição.

Compartilhe!

Sumário

 

diabetes

O diabetes mellitus é um complexo problema de saúde pública, que atinge cerca de 415 milhões de indivíduos no mundo. Estima-se que este número aumente para 693 milhões até 2045. Atualmente, sabe-se que a incidência de diabetes mellitus vem aumentando podendo levar a uma redução pronunciada na expectativa de vida dessa população. 

O diabetes mellitus é caracterizada como síndrome metabólica causada pela deficiência absoluta e/ou relativa do hormônio insulina, resultando em hiperglicemia crônica e distúrbios no metabolismo dos lipídios, proteínas e carboidratos, que pode acarretar diversas complicações clínicas na vida dos acometidos. 

Sabe-se que a falta de um adequado controle metabólico no diabetes mellitus é fator de risco para desenvolvimento de diversas comorbidades graves, como, Doenças Cardiovasculares, Doença renais (Nefropatias), Doenças oculares, etc. No entanto, nos últimos anos, estudos clínicos e epidemiológicos recentes, sugerem uma correlação entre a doença de Alzheimer e o Diabetes Mellitus tipo 2.

 

diabetes

O diabetes mellitus e a doença de Alzheimer são condições clínicas  relacionadas com a idade e ambas são caracterizadas por aumento de incidência e de prevalência ao longo do envelhecimento. Os efeitos do diabetes mellitus tipo 2 no cérebro vem agora sendo reconhecidos e apontado como um importante fator de risco para declínio cognitivo e demência, como a doença de Alzheimer. 

Os mecanismos fisiopatológicos relacionados à origem e ao processo exato que desencadeia as alterações na doença de Alzheimer ainda não são totalmente compreendidos. No entanto, a maioria dos estudos sugere que o depósito do peptídeo beta-amilóide, resultante de um processamento anormal da proteína precursora beta-amilóide (hipótese de cascata amilóide), pode ser um elemento desencadeador e/ou contribuinte para a patogênese do Alzheimer.

Em circunstâncias normais, a acumulação de β-Amilóide é parcialmente controlada pela ação da enzima que degrada a insulina (IDE). No entanto, no diabetes mellitus tipo 2, caracterizado por hiperinsulinemia, essa enzima tem uma afinidade maior com a insulina, levando a um aumento significativo do acúmulo de peptídeos beta-amilóide no cérebro. Nesse cenário, por meio desse ciclo, o diabetes e a doença de Alzheimer podem agir em conjunto no processo de degeneração cerebral.

diabetes

Papel Preventivo da Nutrição e Importância do Nutricionista 

Diante disso, a Nutrição tem um papel crucial no papel preventivo na conexão entre o diabetes mellitus tipo 2 e a doença de Alzheimer. O tratamento nutricional deve assegurar todas as necessidades nutricionais do paciente diabético e um adequado controle glicêmico. A alimentação adequada é um dos pilares do tratamento do diabetes mellitus e é essencial para alcançar controle metabólico satisfatório, prevenindo complicações clínicas futuras e doenças, como a doença de Alzheimer.   

Portanto, o nutricionista desempenha uma função importante em desenhar estratégias personalizadas para controlar a glicemia, prevenir complicações e promover hábitos alimentares saudáveis. Além de  orientar sobre escolhas nutricionais, ajustar planos alimentares conforme as necessidades individuais e monitorar o impacto na saúde metabólica. A intervenção da Nutrição é essencial, não apenas para gerenciar a condição atual, mas também para prevenir a progressão e melhorar a qualidade de vida.

Faça a sua matrícula na Pós-graduação Online em Nutrição Clínica e Metabolismo! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

Referência bibliográfica: 

CHO, NH1 et al. IDF Diabetes Atlas: Global estimates of diabetes prevalence for 2017 and projections for 2045. Diabetes research and clinical practice, v. 138, p. 271-281, 2018.

DA SILVA, Fernanda Gomes et al. Risco de doença de alzheimer em idosos com diabetes mellitus tipo 2: uma revisão sistemática/Risk of alzheimer’s disease in elderly with type 2 diabetes mellitus: a systematic review. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 8, p. 80491-80508, 2021.

TUMMINIA, Andrea et al. Type 2 diabetes mellitus and Alzheimer’s disease: role of insulin signalling and therapeutic implications. International journal of molecular sciences, v. 19, n. 11, p. 3306, 2018.

Deixe um comentário

Veja também

Sem categoria

Abordagem Nutricional na Síndrome Pré-menstrual

A síndrome pré-menstrual (SPM) é um conjunto de manifestações que afetam a saúde física, emocional e comportamental de muitas mulheres em idade reprodutiva. Com o surgimento durante a fase lútea do ciclo menstrual, a SPM é caracterizada por uma ampla gama de sintomas, que podem variar em gravidade e duração. Estes sintomas incluem alterações de

Leia mais »
Sem categoria

5 passos para seu paciente fazer uma boa transição ao vegetarianismo

Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo na conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo para a saúde e o meio ambiente. Como resultado, muitos indivíduos estão considerando fazer a transição para uma dieta vegetariana. Para muitos deles, essa mudança pode parecer desafiadora e exigir orientação profissional para garantir uma transição suave e saudável. O

Leia mais »
Sem categoria

7 passos para fidelização dos seus pacientes no consultório

Em um cenário de constante evolução no campo da saúde, onde as opções de cuidados são vastas e as informações sobre nutrição estão ao alcance de todos, a fidelização de pacientes torna-se uma peça-chave para o sucesso do nutricionista em seu consultório. Mais do que simplesmente orientar sobre escolhas alimentares, o nutricionista desempenha um papel

Leia mais »
Sem categoria

Novas Curvas de Ganho de peso Gestacional no Brasil

A gestação é um período crucial na vida de uma mulher, marcado por uma série de transformações físicas e emocionais. A saúde materna durante a gravidez é fundamental para o desenvolvimento saudável do feto. Nesse contexto, as curvas de Ganho de Peso Gestacional (GPG) desempenham um papel crucial, fornecendo informações importantes para os profissionais de

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.