Guia Essencial de Antropometria

Guia Essencial de Antropometria: Escolha de Equipamentos e Medidas Precisas

Compartilhe!

Sumário

Realizar uma antropometria precisa e confiável é o mínimo que se espera de um nutricionista de sucesso. Por essa razão, criamos um guia que vai levar suas avaliações físicas a um outro nível!

A seguir você entenderá a importância de fazer medidas certeiras, quais as melhores técnicas de mensuração e como escolher os equipamentos mais eficientes.

A importância da avaliação antropométrica

O que é a antropometria senão uma das partes mais interessantes da consulta nutricional? Ela consiste na aferição das medidas e dimensões físicas do corpo humano.

Importância da Antropometria

Portanto, são mensurados: peso, comprimento dos membros, circunferências corporais, dobras cutâneas e outras áreas que o profissional escolher, com o intuito de entender a composição corporal do indivíduo.

Os dados do exame antropométrico são obtidos por meio de equipamentos específicos, como fita métrica, balança, estadiômetro, e adipômetro. Graças às informações colhidas, pode ocorrer a avaliação nutricional do crescimento e do desenvolvimento infantil, além da análise do estado físico de adolescentes e adultos. 

Diagnósticos possíveis a partir da antropometria 

         No Curso Prático de Antropometria, aprendemos que a avaliação física pode ser fundamental para uma série de diagnósticos relacionados à saúde e ao estado nutricional de uma pessoa.

Algumas das principais descobertas a serem feitas, com base nas medidas antropométricas, incluem: 

Obesidade

Ao usar o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e a medição da circunferência da cintura, é possível diagnosticar a presença de obesidade ou excesso de peso.

Além disso, em alguns casos, a antropometria também pode envolver a aferição de dobras cutâneas em diferentes partes do corpo para estimar a porcentagem de gordura corporal total.

Avaliação do risco de doenças relacionadas à obesidade 

Por meio da circunferência da cintura e do índice cintura-quadril, dá para descobrir o risco de doenças cardiovasculares e outras condições relacionadas à obesidade.

Se o profissional tiver acesso aos dados bioquímicos do paciente, o diagnóstico ficará ainda mais certeiro. Por isso é válido, durante a carreira, fazer uma atualização em Interpretação de Exames Laboratoriais de micronutrientes e das demais substâncias referentes à nutrição. 

Desnutrição

A avaliação das mensurações antropométricas, como peso, altura/estatura e dobras cutâneas, pode indicar a presença de desnutrição aguda ou crônica.

Vale lembrar que esses dados são interpretados com base em tabelas e valores de referência específicos, que levam em conta idade, sexo e outros fatores relevantes, sempre considerando o contexto clínico, histórico médico e outros exames.

Avaliação do crescimento fetal

Em gestantes, as medidas antropométricas, como circunferência abdominal e altura uterina, são realizadas ao longo do tempo e permitem identificar se o crescimento fetal está adequado em relação aos padrões esperados. Desvios significativos podem indicar problemas no crescimento do bebê.

É importante ressaltar que a interpretação dessas aferições deve levar em consideração outras questões clínicas e exames complementares, só assim se obtém uma avaliação completa e precisa. 

Estado nutricional geral

 Por meio de mensurações como as dobras cutâneas, dá para diagnosticar a composição de tecido adiposo (gordura) e tecido magro (massa muscular e óssea), auxiliando na determinação do estado nutricional.

Outras medições como circunferência da cintura, do braço e relação cintura-quadril também são interessantes para entender a composição corporal.

Agora, imagine quando esses valores encontrados são analisados em conjunto com os níveis de açúcar, colesterol e lipídios sanguíneos; a consulta fica ainda mais completa! Assim vemos a importância da interpretação dos exames laboratoriais para nutricionistas.   

Os principais equipamentos para a antropometria

Para realizar uma antropometria nutricional precisa e segura, é necessário usar os equipamentos certos para obter cada tipo de medida.

A balança é utilizada para descobrir o peso corporal do indivíduo. Existem diversos tipos disponíveis, como as mecânicas e as digitais. Por sua vez, o estadiômetro é usado para medir a altura de uma pessoa. Costuma ser uma barra fixa na parede com uma régua deslizante ou uma coluna portátil.

Equipamentos utilizados na antropometria.

         Há também as fitas métricas, que são ideais para medir as várias circunferências corporais (cintura, abdômen, quadril, tórax etc), e os paquímetros e adipômetros, usados para saber a espessura das dobras cutâneas em diversas partes do corpo.

         Por fim, não podemos esquecer do compasso de panturrilha, criado para mensurar a circunferência da panturrilha, e o antropômetro, ideal para medir crianças e partes corporais específicas, como braços e pernas.

         Todos esses equipamentos só serão úteis se estiverem bem calibrados e forem manuseados corretamente, por isso há a necessidade de realizar um curso de antropometria.

Dicas para escolher os melhores equipamentos

         O que levar em conta na hora de escolher os equipamentos para o nutricionista realizar a antropometria? Essa dúvida aflige muitos profissionais, afinal esses instrumentos nem sempre são baratos.

         Quando estiver escolhendo balanças, adipômetros e outros materiais de trabalho, tenha em mente 5 pontos:

1) Qualidade e precisão

Escolha equipamentos de alta qualidade e precisão, pois eles são fundamentais para uma avaliação física adequada. Certifique-se de que sejam produzidos por marcas reconhecidas e confiáveis e pesquise sobre a reputação e a credibilidade dos fabricantes antes de fazer a compra.

2) Validade e calibração

Esteja atento aos certificados de validade e calibração. Lembre-se que as regulagens periódicas são vitais para garantir a precisão da mensuração antropométrica ao longo do tempo. Portanto, verifique se o equipamento pode ser calibrado e se há suporte do fabricante para esse processo.

3) Facilidade de uso

Convenhamos, de nada adianta um instrumento de última geração, se você não souber utilizá-lo corretamente. Assim, escolha boas ferramentas de trabalho que sejam fáceis de usar e que permitam obter medidas precisas de forma eficiente. Considere a simplicidade de ajustes e a leitura dos valores.

4) Durabilidade

Sempre que possível, observe se os equipamentos foram construídos com materiais resistentes e capazes de suportar o uso frequente e as condições de armazenamento adequadas. A durabilidade é importante para que você economize no médio e longo prazo.   

5) Combos e complementos

É muito comum que, ao comprar um instrumento, a loja ofereça combos ou complementos que podem facilitar a vida do nutricionista. Por exemplo, pessoas que adquirem balanças ou adipômetros podem ganhar acesso a softwares ou então receber como bônus outros equipamentos para o consultório.

Passos para realizar uma avaliação física adequada

Na maioria das áreas de atuação do nutricionista esportivo ou clínico, a antropometria desempenha uma função essencial. Para realizá-la corretamente, você deve seguir algumas orientações.

Ao pesar o paciente, utilize uma balança de qualidade que esteja calibrada. Lembre-se de pedir para a pessoa usar roupas leves (como top, sunga, biquíni, shorts) e não portar sapatos ou outros acessórios que podem interferir no peso.

Avaliação de Antropometria Adequada

No momento de medir a circunferência da cintura, posicione o paciente de pé e localize o ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca (osso do quadril). É nesse lugar que a circunferência deve ser mensurada.

Já a medição do abdômen normalmente é feita em cima da cicatriz umbilical, enquanto a circunferência do quadril é aferida no ponto mais largo dos glúteos, na altura das nádegas.

Por fim, a medição de pregas cutâneas merece observações mais específicas. Veja as principais a seguir!

O jeito certo de medir as dobras cutâneas

         Na preparação para a avaliação física, você precisa observar se o paciente está em uma posição relaxada, com a pele seca e livre de óleos, loções ou cremes, pois esses produtos podem interferir na precisão da medição.

Em seguida, identifique e marque os locais anatômicos corretos para as dobras cutâneas que serão medidas, de acordo com o protocolo que será usado. Normalmente o mais comum é o de 7 pregas de Jackson, Pollock e Ward.

Feito isso, segure o adipômetro com firmeza, posicionando-o perpendicularmente ao local marcado na pele, com os dedos indicador e polegar nas alças do instrumento. Comprima a dobra cutânea com firmeza, mas sem causar desconforto ao paciente.

Após isso, aguarde alguns segundos para permitir que o número estabilize e faça a leitura. Repita o processo duas ou três vezes no mesmo lugar e calcule a média para obter um valor mais preciso de cada prega cutânea.

Cuidados para garantir resultados confiáveis

De um modo geral, existem diversos fatores que podem adulterar os resultados de uma antropometria. Cabe a você, nutricionista, tomar os devidos cuidados para que esse problema não aconteça.

Cuidados ao realizar a antropometria

Olha algumas dicas para obter resultados precisos e consistentes:

  • Receba um treinamento adequado para saber identificar os pontos anatômicos ideais para cada aferição.
  • Leve em consideração as condições do paciente que possam afetar os resultados, como retenção líquida e tensão muscular.
  • Certifique-se de que os equipamentos utilizados, como balanças e adipômetros, estejam devidamente calibrados e funcionando corretamente.
  •  Oriente os pacientes sobre como eles devem se preparar para a avaliação. Por exemplo, fale sobre as roupas que devem ser usadas, o tempo da última refeição, uso de cremes e óleos corporais etc.

Tomando esses cuidados, você conseguirá resultados confiáveis em todas as avaliações físicas que participar.

Aprenda a antropometria na prática: faça o Curso da NutMed!

Sabe aquelas dúvidas sobre como medir dobras cutâneas corretamente, onde fazer as marcações no corpo e como interpretar resultados? Elas serão respondidas na prática por professores experientes e renomados!

Ao final dessa imersão “mão na massa”, você terá segurança e competência para atender qualquer pessoa, receberá um certificado que dará peso ao seu currículo e ainda terá conhecido outros profissionais da área, aumentando sua rede de contatos na nutrição.

O que está esperando? Reserve agora mesmo sua vaga no Curso Prático de Antropometria da Nutmed!

Informações sobre o Curso Prático de Antropometria

Deixe um comentário

Veja também

Sem categoria

Hipovitaminose D na Obesidade: Desafios, Impactos e Manejo Nutricional

A vitamina D é um nutriente essencial que desempenha papéis cruciais na saúde óssea, no funcionamento imunológico e na regulação de diversas funções metabólicas. A hipovitaminose D, ou deficiência de vitamina D, é uma condição comum em populações de diversas partes do mundo, especialmente entre indivíduos obesos. A obesidade, por sua vez, é um dos

Leia mais »
Sem categoria

Pós-graduação em Nutrição EAD: Vale a Pena Investir?

Nos últimos anos, a educação a distância (EAD) tem se estabelecido como uma alternativa viável e, em muitos casos, preferível para aqueles que buscam avançar em suas carreiras sem comprometer suas obrigações profissionais ou pessoais. No campo da nutrição, onde a busca pelo conhecimento é contínua e as demandas do mercado são cada vez mais

Leia mais »
Sem categoria

Pós-graduação em Nutrição na Modalidade 3 em 1: Vale a pena fazer?

Em um campo profissional tão dinâmico e desafiador como o da nutrição, a busca por atualização constante e aprimoramento técnico é fundamental para se manter relevante e competitivo. Nesse contexto, a escolha da modalidade de pós-graduação torna-se uma decisão crucial para os nutricionistas que buscam expandir seus conhecimentos e avançar em suas carreiras. A modalidade

Leia mais »
Sem categoria

Nutrição comportamental: O que é e por que investir nessa abordagem?

  A nutrição comportamental é uma abordagem inovadora que vai além das tradicionais prescrições de dieta e contagem de calorias. Ela reconhece a interação complexa entre os comportamentos humanos e a alimentação, buscando compreender não apenas o que as pessoas comem, mas também por que comem. Neste blog, exploraremos em detalhes o que é a

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.